SÃO JOÃO NA PRAIA, SÓ EM ILHÉUS

O município de Ilhéus realizou um São João marcado pela tranqüilidade e animação, com cerca de 120 horas de músicas aos estilos “forró pé de serra” e “eletrônico”, e a descontração do público que procurou dançar e brincar ao som produzido por bandas como Di Bali, Cavalo de Pau, Cacau com Leite e Lordão, Silvano Júnior, Só File, As Bastianas, entre outras importantes atrações que seguraram o público desde o início da festa até o dia amanhecer.Pelo arraial, instalado na praça Cláudio Magalhães, na Estância Hidromineral de Olivença, distante a 18 quilômetros da sede do município, durante os cinco dias de festa, passou um público de 15 mil pessoas/dia, a partir da abertura até as primeiras horas de hoje (25), conforme estimativa do tenente-coronel Augusto César Salgado, comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar.

O Ilhéus Forró 2003 foi caracterizado ainda pela geração de emprego e renda, através da abertura de 400 postos de trabalhos temporários e o aquecimento do comercio local, segundo afirmação do secretário de Turismo, Romualdo Pereira, e do administrador da Estância Hidromineral de Olivença, Alcides Kruschewsky. Mais de 10 pontos de comércio e diversos ambulantes se responsabilizaram pelo atendimento ao público. Eles garantiram que o Ilhéus Forró, realizado pelo terceiro ano consecutivo em Olivença, contou com a integração de membros da comunidade para ornamentar o arraial e o desenvolvimento de outras atividades que propiciaram o brilho à ocasião. Entre tantos destaques do São João em Olivença pode-se citar a falta de acidentes de grandes proporções na rodovia Ilhéus/Olivença e de violência no circuito da festa. Augusto Salgado afirmou que “o São João de Ilhéus foi atípico em relação a outros municípios”, uma vez que teve um grande público e não registrou violência.
A tranqüilidade também foi registrada pela Secretaria de Saúde, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Rodoviária. Esses setores tiveram a oportunidade de trabalhar no circuito do arraial e áreas de suas jurisdições sem emergências. Na opinião do prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, que este presente durante toda a festa, o São João em Olivença desse ano superou todas as expectativas dos organizadores, já que reunião um público recorde, muita tranqüilidade e grande animação. Segundo ele, com a consolidação da festa na Estância Hidromineral, a tendência é a de crescimento do evento, tendo em vista a aceitação da comunidade local, da população de Ilhéus e dos turistas que participam dos festejos juninos com empolgação.
Entre tantos nomes que produziram o som de forró ainda estiveram presentes a dupla Nêgo&Jorginho, Forró Karoá, Acarajé com Camarão, Itassucy e Bebeto, Ivan Morais, Forró Bom , Stampa do Forró, Cacete Armado, As Bastianas, Zabumbahia, Swing Legal, a Banda da Fazendarte, Amendoim com Jerimun, Urubu Fogoso, Os Carlos, Mel de Forró e Originais do Forró. Eles fizeram a alegria do público por 120 horas. Os shows começaram sempre depois das apresentações das quadrinhas, indo até as 7 horas do dia seguinte. O saudosismo ficou por conta das bandas que incluíram nos seus repertórios sucessos do rei do baião, Luiz Gonzaga, e tantos outros que fizeram do estilo, a autêntica música da região nordeste do Brasil.
As quadrilhas juninas fizeram sua parte para abrilhantar os festejos com muita animação, colorido e coreografias. Elas passaram pelo tablado a partir do sábado (22) em grupos de três. As três primeiras classificadas voltaram ontem (24) para a última fase do VI Concurso de Quadrilhas Juninas, coordenado pela Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci). O primeiro lugar ficou com a “Cravo e Canela”, da avenida Esperança, que levou um prêmio de 800 reais. A segunda contemplada, a “Harmonia do Forró”, foi contemplada com 500 reais, pela classificação, e a “Forró do Dinossauro”, ficou com o prêmio de 300 reais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *