ACABA GREVE NO TRANSPORTE COLETIVO EM ILHÉUS, SEM AUMENTO DE PASSAGEM

Acabou hoje (11) a greve no sistema de transporte coletivo de Ilhéus, após duas longas reuniões intermediadas pelo prefeito Jabes Ribeiro, encerradas às 21 horas de terça-feira (10), no salão do Palácio Paranaguá, com a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Ilhéus e os empresários das viações São Miguel e Gabriela. No acordo firmado entre as partes, os trabalhadores conquistaram uma reposição salarial da ordem de 12.32 por cento, sendo 8 por cento retroativo a maio até setembro, em forma de abono, e mais 4 por cento em outubro, quando o reajuste deverá ser incorporado aos salários da categoria. A reunião contou também com as participações dos presidentes da CDL, Sincomércio e Grupo de Ação Comunitária(GAC), respectivamente, Paulo Ganem, Antonio Costa e Marcelo Mendonça, além dos vereadores Valdineck Dantas, Carlos Alberto França e Ivo Evangelista. Nesse sentido, o prefeito destacou o esforço das partes e afastou qualquer vinculação do movimento com proposta de aumento da tarifa. A passagem urbana em Ilhéus foi mantida no valor de 80 centavos.

O prefeito Jabes Ribeiro lembrou que desde o início do movimento alertou que estaria afastada qualquer idéia de reajuste do preço da passagem do transporte coletivo. O último aumento foi concedido no mês de abril passado, quando a tarifa saiu de 70 para 80 centavos. Atendendo aos pleitos da negociação, o prefeito de Ilhéus admitiu que nos próximos meses aprofundará o estudo das planilhas do setor para verificar se há algum tipo de defasagem. Ele disse que o compromisso maior é com a reorganização e modernização de todo o sistema de transporte, aprimorando cada vez mais a prestação do serviço para os usuários.
Além da reposição salarial, os trabalhadores rodoviários obtiveram outra conquista. Os empresários propuseram a mudança da data base para outubro e se comprometeram a reduzir o desconto referente ao ticket-refeição de 20 para 5 por cento, a partir de agora. Após a complicada negociação que marcou o final da greve, o prefeito Jabes Ribeiro declarou que “o resultado foi animador. Os trabalhadores, democraticamente, apresentaram suas reivindicações e alcançaram aquilo que foi possível dentro desse processo, e os empresários, por sua vez, compreenderam que os trabalhadores precisam ter seu poder aquisitivo baseado exatamente na realidade que a situação sócio-econômica de Ilhéus oferece. “A partir de agora, vamos continuar com os esforços para a melhoria do setor, dando prosseguimento ao processo da nova licitação, para que o usuário cada vez mais seja beneficiado com um transporte digno e com uma tarifa sócio-econômica compatível”.

ALTERNATIVO – O secretário municipal de Infra-Estrutura, Isaac Albagli, que acompanhou todo o processo de negociação, informou que com o fim da greve serão adotadas medidas para evitar o serviço clandestino de transporte. Por sua vez, o prefeito Jabes Ribeiro agradeceu o apoio recebido por proprietários de vans que atuaram emergencialmente durante os dias do movimento, atendendo provisoriamente aos usuários. Mas com o término do movimento, não há concessão para esse tipo de serviço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *