Será instalado quarta-feira (11), a partir das 18 horas, no auditório do escritório local Ceplac, o Seminário de Urgências Toxicológicas. O evento tem como público-alvo médicos, enfermeiros, coordenadores da Vigilâncias Sanitária, Ambiental e Epidemiológica, Programa Saúde da Família e agentes comunitários de Saúde, além de outros técnicos de saúde que realizam atendimento nos ambulatórios e serviços de urgência e emergência, na prevenção e controle das intoxicações provocadas por perigo das substâncias clandestinas. Coordenado pela secretaria municipal de Saúde, 6ª Diretoria Regional de Saúde e pelo Centro de Informações Antiveno (Ciave), do governo da Bahia, a solenidade de abertura contará com a presença do secretário Paulo Medauar, do diretor da Dires, Ernesto Leite da Silva e da diretora do Ciave, Daise Rodrigues.
De acordo com a programação, no dia 12, de manhã e à tarde estão programadas a realização de palestras e exposições dirigidas a agentes comunitários de Saúde e aos membros do Conselho Municipal de Saúde que receberão noções gerais para identificar e prevenir intoxicações exógenas. Além disso, também vão ser debatidos temas relacionados a acidentes por animais peçonhentos – prevenção, diagnóstico e tratamento; projetos de toxicovigilância, atendimento de urgência nas principais intoxicações exógenas por pesticidas e raticidas clandestinos.
Segundo o secretário Paulo Medauar, a ocorrência de intoxicações exógenas na Bahia tem aumentado significativamente nos últimos anos, destacando-se a elevada incidência de envenamentos graves e mortes provocados por substâncias comercializadas ilegalmente e utilizadas com finalidades inadequadas e proibidas, com destaque para “Temig”, popularmente conhecido por “chumbinho”.