DIRIGENTES ESCOLARES DO ESTADO RECEBEM CERTIFICADOS EM ILHÉUS

A secretária estadual de Educação, Anaci Paim, acompanhada pelo prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, fez a entrega de certificados aos 191 profissionais de educação lotados nas regiões sul, extremo-sul, sudoeste e São Francisco, que concluíram o 3º Exame de Certificado Ocupacional de Dirigentes Escolares. Na oportunidade, 23 especialistas da rede estadual de Ilhéus também foram certificados. A solenidade aconteceu ontem, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, com a presença da secretária municipal de Educação, Dinalva Mello, da reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Reneé Albagli, da diretora de Formação e Aperfeiçoamento da Fundação Luís Eduardo Magalhães, Rosa Hashimoto, e do diretor da Câmara de Certificação Ocupacional, Clemenceau Saluta.

Lembrou Anaci Paim que, com a certificação, é criada oportunidade para que o dirigente tenha uma preparação mais adequada para a gestão escolar. “O diretor não deve ser apenas um burocrata, mas ter condições para exercer o cargo de diretor e vice, possibilitando maior consciência do seu papel de administrador”, afirmou. Pioneiro no Brasil, o Programa de Certificação Ocupacional integra o projeto “Educar para Vencer”, da secretaria estadual de Educação, que firmou convênio com a Fundação Luís Eduardo Magalhães, para seu desenvolvimento e execução. O “Educar para Vencer” corresponde a um conjunto de ações do governo baiano visando elevar a qualidade da educação no estado.
A diretora de Formação e Aperfeiçoamento da Fundação Luís Eduardo Magalhães, Rosa Hashimoto, destacou que com a certificação ocupacional, os diretores e vices das unidades têm o reconhecimento como profissional qualificado para o exercício da função. Para ela, cada um terá uma melhor competitividade no mercado de trabalho. Receberam certificados profissionais das Direcs dos municípios de Ilhéus, Teolândia, Itabuna, Eunápolis, Teixeira de Freitas, Ipiaú, Itambé, Brumado, Vitória da Conquista, Caetité, Bom Jesus da Lapa e Guanambi.
DURAÇÃO – Os 191 dirigentes escolares aprovados venceram três etapas que compõem o exame de certificação ocupacional, “que deve ser revalidado a cada três anos, como forma de garantir que os profissionais estejam com seus conhecimentos e habilidades atualizados”. O exame contempla servidores públicos estaduais que ocupam cargo de provimento permanente na secretaria estadual de Educação – com exceção de aposentados -, que tenham experiência mínima de cinco anos na área de coordenação pedagógica ou docência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *