INAUGURADA MAIS UMA AGROVILA MODELO EM ILHÉUS

Ao presidir no domingo (18) a solenidade de inauguração da agrovila no assentamento Nova Vitória, situado ao norte do município – às margens da rodovia Ilhéus-Uruçuca, o prefeito Jabes Ribeiro ressaltou o fortalecimento das parcerias entre os governo federal, estadual e municipal, para fixação de mão-de-obra no meio rural. Destacou ainda o compromisso de seu governo para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, dando ênfase à luta dos agricultores que querem a terra para produzir, mas necessitam de toda uma infra-estrutura de apoio. A inauguração da agrovila Nova Vitória reuniu secretários municipais, vereadores, lideranças políticas, dirigentes sindicais, representantes de comunidades rurais e de organizações não-governamentais, além do gerente regional do Incra, Marco Néri, e da vice-prefeita do município, Ângela Souza.

Segundo o prefeito Jabes Ribeiro, apesar de já existirem 16 assentamentos no município do programa de reforma agrária do governo Federal, os de Frei Vantuy e Nova Vitória servem como modelos referenciais, uma vez que possuem infra-estrutura com energia elétrica, abastecimento de água, transporte, e outros beneficiamentos, a exemplo de projetos de preservação ambiental, visando à fixação e permanência do homem no campo. Ribeiro entende que, para isso se realizar e possibilitar maior integração e a melhoria da qualidade de vida às famílias assentadas, foram necessários esforços conjuntos das três esferas de governo. O prefeito agradeceu a participação de todos no processo de reforma agrária no município de Ilhéus dizendo que é compromisso do governo municipal apoiar as lutas dos trabalhadores.
EXEMPLO – Motivado pelo trabalho desenvolvido entre o Incra, o governo do estado e a prefeitura de Ilhéus, para tornar o assentamento de Nova Vitória mais um exemplo a ser seguido por outros estados e municípios que estão promovendo o processo de reforma agrária, Marcos Néri, gerente do Incra, destacou que a parceria foi de fundamental importância para o sucesso do empreendimento. “Esse trabalho não seria possível se a municipalidade não estivesse presente”. Ele destacou a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico de Ilhéus, economista Antonio Zugaib, no processo de implantação de eletrificação rural, transporte e outros benefícios, além do esforço do prefeito Jabes Ribeiro, com vista a concretizar as ações.
O presidente da associação do Nova Vitória, Nivaldo dos Santos, agradeceu o desempenho da prefeitura e órgãos como Incra, entre outros, que trabalharam para tornar mais digna a vida dos assentados. Por outro lado, o secretário municipal Antonio Zugaib fez um breve relato da atuação do Conselho Municipal de Desenvolvimento das Comunidades Rurais, principal responsável pela articulação entre prefeitura e demais parceiros como Banco do Nordeste, Banco do Brasil e governo do estado, no sentido de ampliar o leque de benefícios para o assentamento.
A vice-prefeita de Ilhéus, Ângela Souza também destacou o desempenho dos envolvidos no fortalecimento e consolidação do assentamento. Ressaltou que o trabalho é bastante significativo, tendo em vista que as famílias assentadas possuem casas e terras para produzir, além de toda uma infra-estrutura para desenvolver outras atividades ligadas a preservação ambiental. Para isso, a organização não-governamental Jupará trabalha com um projeto de agroecologia no local e em outros assentamentos agrários.
PRODUÇÃO – As 36 famílias estão assentadas numa fazenda de 534 hectares, distante 4 quilômetros das margens da rodovia Ilhéus/Uruçuca e a 13 quilômetros de Ilhéus, sede da zona urbana. Os assentados já produzem mandioca, hortaliças, amendoim, cacau, entre outras culturas agrícolas. A produção é escoada e vendida nas feiras livres do município.

Segundo o assentado André Gildo da Silva, que sonhava ter um pedaço de terra para cultivar, sua vida tomou um novo rumo. “Aqui produzo para o consumo da minha família e o excedente é utilizado na própria comercialização”. Os vereadores, Reynaldo Oliveira dos Santos (Zé Neguinho), Elicio Sá, Joabs Ribeiro e Marlúcia Paixão, prestigiaram a inauguração da agrovila. Estiveram presentes também os representantes das organizações não-governamentais Jupará, Organflora, Associação de pequenos produtores, de outros assentamentos, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ilhéus, e da Fetag, além do secretário municipal de infra-estrutura Isaac Albagli.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *