A secretaria municipal de Assistência Social iniciou, em Ilhéus, o segundo curso de montagem de microcomputadores, atendendo a uma solicitação da Associação de Moradores do Alto da Legião, na zona norte da cidade, com o objetivo de preparar tecnicamente a mão-de-obra local. O projeto conta com o apoio de empresas do Pólo de Informática de Ilhéus e integra um programa municipal de incentivo à qualificação profissional e treinamento, beneficiando a parcela mais carente da população, que enfrenta maiores dificuldades no mercado de trabalho.
Segundo informação do presidente da Associação de Moradores, Carlos Adelson, o curso ministrado é totalmente gratuito, e tem como finalidade básica criar alternativas de emprego para jovens e adolescentes da própria cidade, que buscam uma colocação no mercado regional. O líder comunitário explica que no caso de Ilhéus, onde tem realmente ocorrido uma expansão do Pólo de Informática, “muitos jovens se deparam com a falta de qualificação profissional, o que impede o acesso mais rápido ao emprego no setor”.
De acordo com o secretário de Assistência Social, John Ribeiro, já estão sendo feitas gestões junto a empresários do Pólo de Informática, para a possibilidade de, logo após o término do curso, os alunos que obtiverem melhor avaliação possam estagiar nas empresa montadoras de computadores e equipamentos eletrônicos na cidade. Segundo Carlos Adelson, presidente da associação comunitária do alto Legião, “este apoio vem sendo muito importante para nossa comunidade, porque proporciona maiores oportunidades para minimizar o problema do desemprego para a juventude”.