TURISMO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARTICIPATIVO

O século 21 busca a sustentabilidade participativa. Vontade política. Organização.
Conscientização. Educação. Profissionalização. Legislação fomentadora e norteadora.
Crédito cooperativado, com a análise exaustiva de potencialidades, vocações,
reciclagem, tecnologia, experimentos científicos, negócios, visando a eficiência
econômica, o equibibrio ambiental e a justiça social.

O conceito de gestão participativa e integrada, começa nos municípios com a:
economia rural sustentável; no desenvolvimento urbano sustentável; na ciência e
tecnologia para o desenvolvimento sustentável; em sustentabilidade nos projetos de
infra-estrutura econômica e social; passando pela gestão profissional dos recursos
naturais, históricos, arquitetônicos, paisagísticos e desaguando na redução das
desigualdades sociais, culturais e educacionais. O meio-ambiente é a matéria-prima
do turismo, sendo a alavanca econômica que utiliza a mão de obra local,
criatividade, cultura, aspectos diferenciais e motivacionais, atraindo fluxos e
entrada de divisas com ampla redistribuição de renda, através de amplos roteiros.
Sem exaurir tipos de negócios, relaciono áreas de atuação: turismo receptivo:
hospedagem, gastronomia, eventos, animação, locação de veículos, transportes
diversos, compras, passeios, roteiros, serviços (cabelereiro, manicure, pedicure)
outros; turismo de negócios: feiras, congresso, visitas técnicoas, missões
comerciais, simpósios, outros; turismo cultural: teatro, cinema, galeria, folclore,
artesanato, numismática, heráldica, filatelia, poesia, circo, artes plásticas,
carnaval, literatura, arquitetura, ciência, tecnologia, biblioteca, pinacoteca,
aquário, botânico, horto, zôo, centro de documentação, instituto
histórico/geográfico/geológico, ópera, dança, outros; turismo esportivo: mais de 50
modalidades conhecidas (terra, ar, água) gerando eventos, negócios, fluxos, atletas,
entidades, patrocinadores, prestadores de serviços, fabricantes, atacadistas,
fornecedores, mídias, outros; turismo religioso: romaria, caminhadas de fé,
conventos, seminários, retiros, arte sacra, música, corais, igrejas, souvenirs,
livros, outros; turismo termal: spa, talossoterapia, creno-climatologia,
hidrotermalismo, terapias alternativas, outros; turismo rural: hospedagem,
alimentação (geléia, compota, vinho, cachaça, mel, embutidos, queijos, etc.)
locações diversas (charretes, cavalos, pedalinho,etc.) eventos, educação amb
iental, psicultura, fruticultura, floricultura, ranicultura, aguicultura,
condomínio, criação de animais de pequeno porte/silvestres, farmacologia (ervas,
raízes, folhas, cosméticos) outros; turismo ecológico: estação ecológica, reserva
biológica, parque nacional, monumento natural, refúgio de vida silvestre, área de
proteção ambiental, área relevante de interesse ecológico, floresta nacional,
reserva extrativista, reserva de fauna, reserva de desenvolvimento sustentável,
reserva particular natural, caminhadas, trilhas, espeleologia, arqueologia,
hidrologia, geologia, topografia, safári fotogrático, observação de aves, baleias,
hotel de selva, acampamentos, pesqueiros, eventos, pesquisa, outros.
Na esteira agregadora, traz consigo as áreas de comunicação, marketing, propaganda,
relações públicas, fotografia, informática, gráfica, automotivo, comércio em geral,
construção civil – é a galinha dos ovos de ouro – basta cuidar.

consultor/jornalista– odtur@ig.com.br
Mtb32548 Abrajet/Sp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *