LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA ATENDEM CERCA DE OITO MIL ALUNOS EM ILHÉUS

O Núcleo de Educação e Novas Tecnologias (Net), projeto implantado há dois anos em oito unidades escolares da rede municipal de ensino de Ilhéus, já atende a cerca de 8 mil alunos. Criado pela secretaria municipal de Educação a partir dos laboratórios equipados com computadores, TVs e vídeos, do Programa Nacional de Informática (Proinfo), do Ministério da Educação, o núcleo funciona através dos Espaços Digitais de Aprendizagem – laboratórios – e está possibilitando o aumento da freqüência escolar, o desenvolvimento de novas técnicas de aprendizagem, além de motivar alunos e professores. A redução da evasão escolar é outro fator determinante para o avanço do ensino da rede municipal, proporcionada pelo projeto que é coordenado pela professora Lindomara Caires Silva de Almeida.

A perspectiva da equipe que trabalha no Net é implantar o acesso a Internet nos Espaços Digitais de Aprendizagem das unidades municipais de ensino; estabelecer parcerias com empresas, universidades, escolas e institutos afins; enriquecer a infra-estrutura do projeto, com a aquisição de recursos tecnológicos e formação continuada de equipes para o crescimento da iniciativa; extensão de novos programas de educação e tecnologias às escolas que não possuem espaços digitais, por meio do uso de TV, vídeo e os demais recursos disponíveis e a formação em informática no ensino para os educadores envolvidos no projeto. Segundo a professora Lindomara, no ano passado, o Núcleo ministrou três cursos de capacitação para coordenadores dos Espaços Digitais de Aprendizagem, e professores das escolas inseridas no projeto.
Para este ano, a previsão é oferecer outros cursos que serão direcionados aos dirigentes e supervisores de escolas. No núcleo, fundamentalmente desenvolvido como instrumento para melhorar o aprendizado do alunado, uma estrutura montada em uma das salas da sede da secretaria de Educação do município, serve de laboratório para os trabalhos de pesquisa e elaboração de novos projetos. O objetivo é gerenciar, integrar e atingir os recursos humanos e físicos nos espaços de aprendizagem, com base na moderna tecnologia digital, incluindo neste contexto o computador, o vídeo, e até a televisão, ainda pouco usado como recurso educacional nas escolas.

Segundo os professores Lindomara Caires e Agrimaldo Santos de Souza, ‘no projeto, o novo significa tudo que é pouco usado na educação, mesmo que o equipamento já esteja a bastante tempo no mercado.’ Eles informaram que os Espaços Digitais de Aprendizagem funcionam nas unidades do Centro de Atenção Especial à Criança Darcy Ribeiro(CAIC), escolas municipais do Pontal, Heitor Dias, Salobrinho, Temístocles Andrade, Instituto Municipal Eusínio Lavigne e Grupo Escolar Paulo Freire, na zona urbana, e na rural o projeto foi implantado nas escolas nucleadas de Sambaituba. Os alunos atendidos pelo núcleo são de 5ª à 8ª séries e do ciclo básico de aprendizagem que compreendem os matriculados na 1ª e 2ª séries.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *