A secretaria de Esporte e Cidadania de Ilhéus está cadastrando atletas e entidades esportivas do município para o banco de dados, que servirá na implantação de diversas atividades no setor. O cadastro é o ponto de partida que a Prefeitura terá para diagnosticar quantos atletas e associações esportivas atuam no município, além de servir como referência para solicitação de benefícios e assessoramento técnico, com vista à legalização de entidades esportivas de personalidade jurídica. A informação é do secretário de Esporte e Cidadania, Nizan Lima.
Segundo o secretário, o Conselho Municipal de Esporte determina que as entidades atuantes do setor esportivo só podem receber recursos públicos para a realização de trabalhos na área, através da regularização do cadastro, ou seja, o reconhecimento da entidade ou atleta via informações devidamente catalogadas no banco de dados. Conforme Nizan Lima, na Secretaria de Esporte e Cidadania, localizada no anexo de secretarias da prefeitura, as entidades poderão dispor de assessoramento técnico.
O assessoramento visa, principalmente, orientar as associações esportivas para dotar a entidade de personalidade jurídica. “Posso garantir que daremos todas as informações e, se for o caso, temos condições de elaborar a documentação e em seguida acompanhar seu trâmite nas alçadas competentes, no sentido da retirada do CNPJ e orientação para a elaboração de atas”, disse o secretário, acrescentando que várias dessas associações já recorreram aos serviços, a exemplo da Liga Ilheense de Atletismo. Em relação ao banco de dados, o secretário conclama os atletas e as associações a comparecerem na secretaria para preencher os dados necessários ao cadastramento.