ILHÉUS INVESTE EM PROJETOS NO SETOR DE AGRONEGÓCIOS

A possibilidade da implantação de programas de agronegócios no distrito de Sapucaeira, envolvendo o engarrafamento de água de coco e o processamento de polpa de frutas, foi discutida entre produtores rurais de Ilhéus e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, economista Antonio Zugaib, durante encontro realizado no distrito rural ilheense, região considerada como uma das principais áreas de diversificação agrícola do município. Questões relacionadas ao Programa Luz no Campo, da Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb), realizado em parceria com a Prefeitura de Ilhéus e a Coelba, foram apresentadas pelo secretário. O programa de eletrificação rural, que está em fase final de projeto para ser encaminhado a Coelba, beneficiará cerca de 100 famílias e 12 pequenas propriedades da região de Sapucaeira.

Segundo o secretário, os programas de agronegócios devem ser estimulados naquela área, uma vez que a região desponta como grande produtora de coco, cupuaçu, abacaxi, melancia e banana. “Mandioca, seringa e cacau também estão sendo produzidos em Sapucaeira”, informa Antonio Zugaib, acrescentando que, além da diversificação agrícola, a pecuária leiteira faz parte do processo de ampliação do setor, permitindo novas alternativas de geração de emprego e renda para vários habitantes daquela localidade. Considerando o encontro com os produtores muito produtivo, no sentido de fazer esclarecimentos e apresentar propostas para o desenvolvimento econômico regional, Zugaib enfatizou a importância da contribuição do segmento de pequenos e médios produtores, para a busca de soluções, em parceria com a Prefeitura de Ilhéus.
Antonio Zugaib garantiu que logo após a implantação do programa de eletrificação na região de Sapucaieira, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Ilhéus irá concentrar esforços para viabilizar o projeto de agronegócios de engarrafamento de água de coco e processamento de polpas de frutas. Ele informou que, atualmente, a região de Sapucaeira, localizada no sul do município, se consolidou como um das principais áreas frutíferas de Ilhéus, citando a produção em alta escala de coco, como o principal exemplo do esforço dos produtores para superar a crise da lavoura cacaueira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *