PREFEITURA DE ILHÉUS FAZ DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS CAUSADOS PELAS CHUVAS

Equipes da Prefeitura de Ilhéus continuam realizando o serviço de limpeza em diversos pontos da cidade que foram afetados com mais gravidade durante as fortes chuvas que caíram sobre a cidade, anteontem de madrugada. Na tarde do mesmo dia, durante reunião em seu gabinete, o prefeito Jabes Ribeiro recebeu relatório das secretarias de Infra-Estrutura, Serviços Públicos e Assistência Social sobre todos os problemas ocorridos, inclusive com fotos dos locais atingidos, a exemplo dos altos do Coqueiro, Amparo, Teotônio Vilela e Gambôa, entre outros.

Segundo o secretário de Infra-Estrutura, Isaac Albagli, um dos pontos de maior risco foi detectado no Alto da Gambôa, onde a terra cedeu colocando em sério perigo de desabamento uma casa de alvenaria. Além disso, em outras localidades o deslizamento de encostas está colocando em perigo outras residências. Todo o material do relatório será encaminhado ao governador Paulo Souto, pelo prefeito Jabes Ribeiro, com a finalidade de procurar agilizar a liberação de recursos para início imediato das obras de contenção.
Na opinião de Isaac Albagli, a situação poderia ter sido mais grave diante do grande volume de água que caiu sobre a cidade, caso o prefeito Jabes Ribeiro não tivesse investido no Programa Viva o Morro, que atende estes altos com obras de contenção de encostas, construção de rampas e escadarias, pavimentação de ruas e implantação de esgotamento pluvial e sanitário. Felizmente, a cada ano conseguimos diminuir o número de pessoas atingidas pelos deslizamentos, pois procuramos investir nos últimos anos na construção de encostas, resguardando as vidas e o patrimônio dessas famílias.
Destaca o secretário de Serviços Públicos, Carlos Pereira Neto, a necessidade dos moradores desses altos mais de 40 somente na zona urbana do município -, em evitar jogar lixo e entulhos nas encostas, e também não plantar bananeiras que possuem raízes frágeis e enfraquecem o solo, sendo facilmente derrubadas com os deslizamentos. Outro problema se refere as escavações feitas irregularmente para ampliação de área externa da casa, as quais sempre terminam comprometendo as encostas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *