SECRETÁRIO DE COMBATE À POBREZA VÊ QUESTÃO HABITACIONAL EM ILHÉUS

Em visita oficial à cidade de Ilhéus, o secretário estadual de Combate À Pobreza, padre Clodoveo Piazza, foi recebido pelo prefeito Jabes Ribeiro, com quem discutiu a grave problemática habitacional do município, com o objetivo de executar projetos envolvendo a parceria com o governo federal para reduzir o déficit no setor, hoje estimado em cerca de 16 mil unidades residenciais. Acompanhado pelo deputado federal Fábio Souto, o secretário reuniu-se com técnicos do município e visitou localidades consideradas bolsões de pobreza. Esta semana, técnicos da Secretaria de Estado já estão elaborando propostas a serem apresentadas ao governador Paulo Souto e ao prefeito do município, a fim de acelerar investimentos no setor habitacional.

Conforme diagnóstico apresentado pelo prefeito Jabes Ribeiro, a cidade de Ilhéus tem hoje 53 localidades consideradas áreas subnormais, envolvendo uma população aproximada de 70 mil habitantes. O problema habitacional se agrava em virtude da ocupação de áreas de interesse ambiental, principalmente às margens de manguezais, o que exige maior esforço dos órgãos governamentais para a solução dessa questão. Nesse sentido, a comitiva visitou o bairro São Domingos, na zona norte da cidade, onde há ocupação irregular de mais de 60 famílias, e a rua do Mosquito, em frente à Estação Rodoviária, onde 150 famílias vivem sobre o mangue.

Na oportunidade, o prefeito mostrou ao secretário Piazza e ao deputado federal Fábio Souto intervenções do município na área do Programa Viva o Morro, nos altos do Basílio e Palmares, que promove obras de urbanização em altos da cidade, onde se concentram focos de subnormalidade. No alto do Vidigal onde também há serviços de urbanização, o secretário conheceu casas que foram reconstruídas pelo governo municipal.

PARCERIA- O prefeito de Ilhéus destacou a parceria que vem sendo intensificada entre o governo municipal e estadual, e elogiou o interesse do governador Paulo Souto em ajudar o município. Segundo ele, o governador já autorizou a inclusão de 500 unidades residenciais no programa de melhoria habitacional “Cores da Cidade” e a perspectiva de ampliação do Programa de Subsídio à Habitação(PSH), em convênio com a Caixa Econômica Federal. O prefeito apresentou ainda áreas reservadas pelo município que estão disponíveis para a construção de novas unidades habitacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *