CONDER ANALISA PROJETOS PARA ORLA MARÍTIMA DE ILHÉUS

Por determinação do governador Paulo Souto, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia(CONDER), Mário Gordilho, foi recebido em Ilhéus pelo prefeito Jabes Ribeiro, para analisar os projetos do município, principalmente os que envolvem a orla marítima da cidade. Acompanhados por secretários do Município e técnicos do governo baiano, a comitiva visitou a obra de urbanização da Litorânea Sul e debateu prováveis intervenções na cabeceira do aeroporto. Na sede da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), no Nova Brasília, discutiu o projeto de incorporação do Morro de Pernambuco ao programa de preservação e educação ambiental da instituição.

Na oportunidade, o prefeito mostrou aos técnicos da Conder a primeira perspectiva da ponte que vai ligar o centro da cidade à zona sul de Ilhéus. “Até para serviços de manutenção, temos dificuldades com o tráfego na ponte Lomanto Júnior. A zona sul cresceu muito com o desenvolvimento da cidade e o aumento do fluxo turístico”, justifica o prefeito. A comitiva esteve na área do Cristo Redentor verificando as possibilidades do projeto da nova ponte a partir daquele local, cuja proposta prioriza o tráfego de automóveis pequenos, ligando-a à avenida Soares Lopes.

O roteiro incluiu a orla marítima do Malhado, precisamente o trecho da praia do Marciano. Segundo o prefeito Jabes Ribeiro, o projeto da Prefeitura é, nos próximos anos, promover um novo elo de ligação entre o Malhado e o bairro São Miguel, proporcionando a urbanização necessária dessas áreas. Por sua vez, o presidente da Conder, Mário Gordilho, garantiu a inclusão do município no programa Viver Melhor, que o governo baiano está viabilizando junto ao Banco Mundial. A comitiva visitou também obras do Projeto Viva o Morro, que realiza urbanização de acessos e contenção de encostas, já que o Governo analisa reivindicações do prefeito Jabes Ribeiro para novos investimentos através do Produr.

ATERRO – Os técnicos dos governos de Ilhéus e da Bahia estiveram ainda na obra de construção do novo aterro sanitário da cidade, que está em fase de conclusão no distrito de Itariri, às margens da rodovia Ilhéus-Uruçuca. A obra do aterro vai resolver um grave problema ambiental, que é o fim do lixão nas proximidades do rio Cururupe, na zona sul. Projetado para vida últil de cerca de 15 anos, o aterro sanitário será inicialmente operado pela Conder, no período de seis meses, e depois entregue oficialmente o município. A inauguração da obra, ainda neste semestre, contará com a presença do governador Paulo Souto.

VM – DRT/Ba 081

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *