Prefeitura Municipal de Ilhéus

Maurício Barbosa assume compromisso de modernizar segurança em Ilhéus

Secretário Estadual de Segurança Pública participa de certificação de PMs em Ilhéus

Ilhéus realiza Conferência Municipal do Emprego e Trabalho Decente

Prefeito discute problemas da saúde com representantes do conselho

Projeto requalifica atores e diretores de Ilhéus e região

Mutirão em parceria com Prefeitura beneficia moradores da Vila Queiroz

Maurício Barbosa assume compromisso de modernizar segurança em Ilhéus

O prefeito em exercício de Ilhéus, vice-prefeito Mário Alexandre – acompanhado da deputada estadual Ângela Sousa e dos secretários municipais – recebeu nesta quinta-feira (21), no Palácio Paranaguá, a visita do Secretário da Segurança Pública da Bahia Maurício Teles Barbosa. No encontro, Mário Alexandre entregou dois ofícios do Município solicitando a ampliação dos serviços de segurança pública para a sede, distritos e zona rural.

Segundo Mário Alexandre, Ilhéus vem se desenvolvendo ultimamente e as demandas têm surgido nas mais diversas áreas, inclusive a segurança pública. Essas necessidades, na opinião do prefeito em exercício, são ampliadas pelo fato de Ilhéus possuir um município com um número grande de distritos, alguns deles localizadas em locais distantes e de difícil acesso. “Já estabelecemos parcerias com os órgãos de segurança, mas é preciso ampliá-las”, disse.

Entre as necessidades apontadas por Mário Alexandre estão a locação de efetivos para as polícias civil e militar, criação de um contingente especializado no atendimento aos turistas, bem como a construção de um novo complexo policial e a conclusão do prédio do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Outro equipamento reivindicado é a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), cujo projeto foi apresentado pelo secretário da Segurança, Transporte e Trânsito, Marcelo Barreto, e que já se encontra aprovado pelo Estado.

Mário Alexandre fundamentou as reivindicações feitas ao secretário Maurício Barbosa diante da implantação do Complexo Intermodal do Porto Sul, que prevê a construção de um porto, um aeroporto e uma ferrovia, o que vai aumentar consideravelmente a população do município. Outra justificativa apresentada foi a fragmentação da população em mais de 40 comunidades, o que dificulta a ação dos agentes de segurança.

Assegurou o secretário Maurício Barbosa, que as demandas da Secretaria da Segurança do Estado hoje estão sendo atendidas com mais rapidez, devido à contratação de efetivo para as polícias civil e militar. O secretário também ressaltou que já é realidade a ampliação do quadro de técnicos de engenharia, graças às parcerias realizadas com outros órgãos do governo, a exemplo da Sucab, Sudic e Conder. “Antes tínhamos apenas um engenheiro e agora dispomos de mais de 10, o que facilitará o andamento dos projetos”, acentuou.

O secretário da Segurança também realçou a aquisição de 120 novas viaturas para o patrulhamento e o processo licitatório para adquirir outras 560 ainda este ano, suprindo as deficiências existentes em todo o estado. Maurício Barbosa disse, ainda, que sua secretaria tem novos projetos para a segurança pública do Sul da Bahia, inclusive com a instalação de uma unidade do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer), que deverá operar com uma aeronave sediada na região.

No final do encontro, a deputada estadual Ângela Sousa entregou ao secretário Maurício Barbosa, ao delegado-chefe Hélio Jorge Paixão e ao comandante da Polícia Militar, coronel Alfredo Braga de Castro, um exemplar do livro “Minha Ilhéus”, do fotógrafo e chefe-de-gabinete do prefeito de Ilhéus, José Nazal.

Secretário Estadual de Segurança Pública participa de certificação de PMs em Ilhéus

Ilhéus recebeu na manhã desta quinta-feira (21) o secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, Maurício Barbosa, que teve como primeiro evento de sua agenda de compromissos no município a solenidade de encerramento das atividades da primeira turma do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos Policiais Militares e Bombeiros Militares. O evento foi realizado no auditório da Faculdade de Ilhéus e contou com as presenças da deputada etadual Ângela Sousa, madrinha da turma e do vice-prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, paraninfo da turma, entre outras autoridades.

A mesa da solenidade foi composta pelo Comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Alfredo Castro; o delegado geral da Polícia Civil da Bahia, Hélio Jorge Oliveira; o diretor do Departamento de Finanças da PM-BA, coronel Manoel Francisco Gomes; titular do comando do Policiamento Regional Sul, tenente-coronel Antônio José Barbosa; e o comandante do 2º BPM, tenente-coronel Marcelo Luiz Brandão Teixeira.

Ao todo, 36 alunos receberam certificado de conclusão da capacitação com total de 360 horas/aula, realizada na Unidade de Ensino, Instrução e Capacitação 2º Batalhão da Polícia Militar, localizada do bairro Barra de Itaípe, zona norte de Ilhéus. O evento contou ainda com a presença de familiares e amigos dos formandos.

A deputada Ângela Sousa e o vice-prefeito Mário Alexandre foram agraciados com uma homenagem prestada pela Polícia Militar, e durante seu agradecimento Mário Alexandre ressaltou a importância da qualificação profissional. “A qualificação constitui um dos principais elementos para a excelência profissional e Ilhéus, assim como toda a região vem contando com uma unidade de referência, que é o 2º BPM”. Além disso, informou que o Governo do Estado, em parceria com os municípios vem investindo na qualificação de mão-de-obra e na promoção de novas possibilidades de emprego e renda voltadas principalmente para os jovens, como é o caso do Complexo Intermodal Porto Sul

O início da nova jornada para os formandos foi destacado pela deputada Ângela Sousa. “Através da capacitação, estes servidores poderão buscar melhores condições de vida e ampliar sua atuação junto à nossa comunidade”. Durante a solenidade, os PMs José Carlos Silva de Carvalho, Raimundo Rodrigues Oliveira e Eduardo Moura receberam homenagens pelos melhores desempenhos durante o curso, cuja primeira turma recebeu o nome de Sargento Rodrigues do Carmo

Unidade de Ensino, Instrução e Capacitação – Fundado em 27 de outubro de 1891 o 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) atuava até maio de 2010 como unidade operacional e em junho do mesmo ano passou a operar como Unidade de Ensino, Instrução e Capacitação. Desde então, a unidade disponibiliza diversos cursos de formação atendendo a demanda de soldados, cabos e sargentos do sul e extremo-sul, que antes precisavam se deslocar até Salvador (BA) para participar de treinamentos específicos, segundo explicou o coronel Teixeira. Por ano, são ofertados cerca de três cursos, que também beneficiam outras corporações, a exemplo do 5º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM) e companhias de polícia das duas regiões.

Ilhéus realiza Conferência Municipal do Emprego e Trabalho Decente

O primeiro e mais importante passo rumo à consolidação de políticas públicas voltadas para as áreas de trabalho, emprego, esporte e renda voltadas para Ilhéus foi dado na manhã desta quinta-feira (21) com a realização da I Conferência Municipal de Emprego e Trabalho Decente. Promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, o evento foi realizado no auditório da Justiça Federal, centro da cidade, e prestigiado pelo secretário de Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, pela deputada estadual Ângela Sousa, vice-prefeito Mário Alexandre, entre outras autoridades.

Cerca de 180 pessoas, entre representantes e colaboradores dos órgãos que compõem o sistema de Assistência Social e Trabalho no município participaram da abertura do evento que tem como foco o trabalho decente. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT) o trabalho decente é um trabalho produtivo e adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, sem quaisquer formas de discriminação, e capaz de garantir uma vida digna a todas as pessoas. O encontro faz parte da preparação para a 3ª Conferência Estadual de Emprego e trabalho Decente, que será realizada nos dias 22 e 23 de setembro, em Salvador.

A mesa de abertura dos trabalhos também teve como integrantes o vereador Marcus Flávio; o representante da sociedade civil organizada, Waldemir Santos Corrêa; o presidente do Sindicato dos Bancários de Ilhéus, Rodrigo Cardoso; do representante do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC-Ilhéus), Jamil Ocké,e do representante do Hospital Geral Luís Viana Filho, Gustavo da Silveira. Ao abrir oficialmente o evento, o secretário municipal de Assistência Social e Trabalho, Emenson Silva, deu as boas-vindas ao público, ao tempo que lembrou o grande desafio que o município tem pela frente. “Ilhéus vem se transfornando, graças ao trabalho realizado pelas equipes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) junto às comunidades, porém, sabemos que muito ainda precisa ser feito para aumentar a oferta de emprego e renda principalmente para os jovens”.

A coordenadora do Agenda Bahia do Trabalho Decente, Patrícia Lima, proferiu palestra sobre as ações desenvolvidas pelo órgão e destacou a erradicação do trabalho escravo e do trabalho infantil como eixos prioritários do Comitê Gestor do Agenda Bahia. “Gerar mais e melhores empregos, com igualdade de oportunidade e tratamento é uma das metas a alcançar”. Emenson Silva lembrou que esta é a oportunidade ideal para discutir o sistema normativo para a aplicação de políticas públicas e consolidá-las junto ao Governo do Estado, buscando oferecer mais cursos profissionalizantes aos jovens e promover outras ações de fomento ao emprego e à renda.

Em sua programação, a primeira Conferência Municipal de Emprego e Trabalho Decente contou ainda com a formação de grupos de trabalho, plenária para as apresentações das propostas e escolha de 10 delegados que participarão da Conferência Estadual. Ao todo, 77 municípios já realizaram suas conferências.

Prefeito discute problemas da saúde com representantes do conselho

O prefeitoNewton Lima, ao se reunir com representantes do Conselho Municipal de Saúde, considerou de “crise a atual situação que se encontra a Secretaria de Saúde de Ilhéus que foi ocasionada porgestorespassados”.Acompanhado do seu vice-prefeito, Mário Alexandre,Newton Limaafirmou que “sequer eles se preocuparam em minimizara problemáticaque chegou a patamar insustentável. Não cruzamos os braços. Estamos buscando solucionar o problema o mais rápido possível.Já começamos com ajustes que estão sendo implementados pela comissão de avaliação e pelo secretário-interino da Saúde, Uildson Nascimento. O objetivoé reorganizar a saúde pública do município”.

Dentre alguns problemas detectados pela comissão, Newton Lima avaliou como aberraçãoa existência de grande número de motoristas contratados para utilizar uma pequena frota em funcionamento de veículos automotores. O prefeito contou que com base no pré-diagnóstico que recebeu a Secretaria de Saúde tem nos seus quadros funcionais 60 motoristas para utilizar somente 17 carros. Cada um deles trabalha somente um dia na semana e recebe 10 dias de folga. Assegurou que o processo de demissões no setor já foi iniciado,tendo como parâmetro informações passadas pela comissão.

O presidente do conselho, Yolando de Souza,destacouquea proposta da entidade é também buscar alternativas para melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados. Assegurou que a nova diretoria tem como objetivo discutir ações e implanentar uma política de relacionamento entre o conselho e governo.Ressaltou que “a entidadeé um órgão de caráter deliberativo, consultivo e fiscalizador das ações e serviços de saúde no âmbito do município em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde”.

Yolando lembrou que o conselho atua na formulação, acompanhamento, controle e avaliação da política municipal de saúde, inclusive nos seus aspectos econômicos e financeiros. Além do vice-prefeito Mário Alexandre, o encontro contou com a presença dos diretores executivos Ivo Evangelista (vice-presidente), Eduardo Neves (secretário), Joaques Silva (tesoureiro) e Hélio Brito (comissão de avaliação da Secretaria de Saúde).

Projeto requalifica atores e diretores de Ilhéus e região

Na noite da última terça-feira (19), na sede da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), no centro da cidade, 34 alunos receberam seus certificados de conclusão do curso de REqualificação dos TRAbalhadores de TEatro do Interior (Retrate Interior). Realizado pela empresa Mil Produções Artísticas, o programa de formação integra às ações do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado da Bahia (Sated – Bahia).

A entrega dos diplomas, que beneficiou atores e diretores de teatro de Ilhéus e da região, foi prestigiada pelo vice-prefeito do município, Mário Alexandre, pelo presidente da Fundaci, Maurício Corso, pelo secretário de Assistência Social, Emenson Silva, pelo secretário do Conselho de Cultura, André Rosa, e pelo representante do segmento teatral, Ed Paixão. Durante a solenidade, a atriz Geisa Pena lembrou que os alunos podem, a partir do recebimento do diploma, solicitar seus respectivos registros profissionais na Delegacia Regional do Trabalho (DRT).

O Projeto Retrate Interior é financiado pelo Fundo de Cultura do Estado da Bahia, dentro do Programa de Fomento à Cultura, com apoio da Prefeitura Municipal e da Fundação Cultural de Ilhéus. De acordo com o presidente da Fundaci, Maurício Corso, as oficinas foram gratuitas e contemplaram o oferecimento de aulas e a entrega de material didático. Segundo ele, o curso de qualificação ocorreu no período de 13 de setembro de 2010 a 5 de março deste ano, totalizando seis meses e uma carga de 240 horas. Para Corso, “trata-se de um novo momento para as artes cênicas em Ilhéus, tendo em vista o investimento realizado na formação, na qualificação e na requalificação dos nossos talentos. Com isso, eles terão a oportunidade de crescerem e de se fortalecerem profissionalmente”, comenta.

Durante o curso, os alunos montaram um espetáculo, “Retrato do Retrate”, que acabou sendo encenado na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, em Salvador. Para vários participantes, foi a primeira oportunidade de conhecer a capital do Estado e, principalmente, de fazer uma visita técnica a todos os setores e departamentos do TCA, considerado por muitos como um dos principais templos da cultura baiana. “Foi, sem dúvida alguma, uma experiência incrível e inesquecível que ficará guardada para sempre nos nossos corações de artista”, diz a atriz Geisa Pena

Participaram deste projeto de requalificação doze 12 profissionais da capital baiana, que se dividiram em diversas vertentes teatrais, tais como oficina de dramaturgia, Claudio Simões; palhaçaria, Demian Reis; improvisação, Carlos Alberto Santos; preparação corporal, Fábio Vidal; preparação vocal, Ana Lúcia Ribeiro; produção cultural, Rosa Villas Boas; interpretação II, Roberto Sales; história do teatro, Luciana Comin; interpretação III, Marconi de Oliveira; interpretação I, George Sales; estética do espetáculo, Alessandra Novais; e mímica corporal dramática, Débora Moreira.

Grupos – Com o projeto, vários grupos de Ilhéus e da região foram beneficiados com novas técnicas e perspectivas voltadas para o desenvolvimento de seus trabalhos. Encontram-se nesse contexto grupos como o Centro do Círculo, Vozes, Arte do Gueto, Arte e Vida Perna de Pau, Maktub Performances, Cia. Boi da Cara Preta, Grupo de Teatro da Polícia Militar (Ilhéus), Teatro de Corpo e Alma, Trupe Estripulia de Teatro, Eles e Elas em Cena, Contemplo Cia. de Dança, Teatro Total, Cia. Casa Aberta de Teatro, Casa da Cultura Popular e Grupo Trilhos Teatrais.

O sucesso e a viabilização do Retrate Interior contou com a ajuda de parceiros importantes, como a Prefeitura de Ilhéus, Fundação Cultural, Teatro Municipal, Associação Comercial, Colégio Nossa Senhora da Piedade, Casa dos Artistas, Casa Aberta de Teatro e ONG Filtro dos Sonhos. Para o ator Fábio Nascimento, o Projeto Retrate Interior representou um verdadeiro reavivamento da arte cênica local, a ampliação de oportunidades e um novo ânimo para a nossa categoria. “É, na realidade, um marco na história do teatro no município e na região”, acrescenta.

Mutirão em parceria com Prefeitura beneficia moradores da Vila Queiroz

A Associação Desportiva e Beneficente Nova Esperança promoveu no último fim de semana um grande mutirão na Rua 1, da Vila Queiroz, zona norte de Ilhéus. A ação envolveu moradores do local e teve como objetivo a execução de serviços de manilhamento, colocação de caixa de passagem e concretagem num dos trechos da rua.

Todo o material foi doado pela Prefeitura Municipal, atendendo à solicitações da comunidade e da Associação Desportiva e Beneficente Nova Esperança, que tem como presidente Edílton Rodrigues. “Com a parceria do governo municipal, disponibilizamos mão-de-obra voluntária para executar as melhorias, que já estão trazendo benefícios diretos para a comunidade local”.

Segundo informou José Denilson Santos, um dos moradores que participou do mutirão, a rua ficava totalmente alagada em épocas de chuva e veículos ficavam impedidos de transitar. “Um trecho estava comprometido com o vazamento de água que minava sem parar e acumulava muita lama”.

Após o reparo, os moradores já comemoram a melhoria, como é o caso da dona de casa Juliana Santos Pereira, que reside no local a 15 anos. “O volume de lama já diminuiu e veículos de pequeno porte já transitam normalmente, o que já significa um ganho pra nossa comunidade”.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *