Em Ilhéus, Maramata dá início às aulas da segunda turma do curso de culinária
Prefeito discute questões ligadas à escola indígena de Olivença
Parte das lâmpadas instaladas na Praça Ruy Barbosa é furtada
Serão encerradas nesta 3ª feira as inscrições para o Curso de Prevenção ao Uso de Drogas
Obras na avenida Marcus Paiva são retomadas
Em Ilhéus, Maramata dá início às aulas da segunda turma do curso de culinária
Com a proposta de estimular o turismo local, através da capacitação dos profissionais da área gastronômica de Ilhéus, a Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Fundação Maramata) iniciou as aulas práticas da segunda turma do Curso de Culinária à Base de Peixes e Frutos do Mar, que acontecem no Hotel Jardim Atlântico, nos dias de segundas e quartas-feiras, sempre das 15h30min às 17h30min. Envolvendo técnicas da culinária nacional e internacional, a iniciativa visa ampliar e fortalecer a promoção da oferta gastronômica nos bares, hotéis e restaurantes do município.
A iniciativa, que possui como objetivo central o preparo de peixes e frutos do mar, enfatiza alguns aspectos específicos, como o conhecimento de novas técnicas de escolha dos ingredientes, a utilização de acompanhamentos para os mais diferentes pratos e as formas de armazenamento, conservação e aproveitamento. Inteiramente gratuito, o curso é ministrado pelo próprio diretor-presidente da Fundação Maramata, Antônio Olímpio, e dá direito a degustações, apostila e diploma de conclusão.
Segundo Antônio Olímpio, a primeira turma do curso de culinária reuniu profissionais da área de alimentação que trabalham em cabanas de praia, restaurantes e hotéis e hoje já fazem a diferença na elaboração de pratos e tira-gostos. “No curso, ministramos as aulas com um cardápio bastante variado, que vai desde a culinária regional até pratos internacionais compreendendo os diversos continentes. Com isso, esses profissionais estão aptos a atender os turistas dos vários países que vistam Ilhéus”, informou.
Sediada no bairro Nova Brasília, zona sul da cidade, a Universidade Livre do Mar e da Mata (Fundação Maramata) tem a proposta de promover a educação e a consciência ambientais. Dentre as atividades executadas pela instituição, destacam-se os cursos de educação ambiental, que são acompanhados de palestras e oferecidos aos estudantes da rede pública de ensino. A iniciativa tem o objetivo de disponibilizar conhecimentos básicos, com ênfase na prática do trabalho de campo, visando à participação dos estudantes nas transformações sócio-econômicas e políticas da comunidade escolar.
Prefeito discute questões ligadas à escola indígena de Olivença
Buscar alternativas para ampliar o espaço disponível onde estudam 35 alunos de 0 a 3 anos de idade; discutir com representantes do Conselho Municipal de Educação problemas referentes ao repasse de verbasda alimentação escolar para a escola indígena de Olivença; e analisar a possibilidade de construir uma creche na localidade com base com recursos oriundos do Ministério da Educação enviados para o Proinfro. Estes foram alguns dos principais assuntos debatidos durante encontro entre o prefeito Newton Lima, a secretária Lidiney Campos, o gerente da Direc-6, Edinei Mendonça, representantes da tribo tupinambá e a coordenação técnica local da Fundação Nacional do Índio (Funai), da educação infantil.
Lidiney Campos explicou que todas estas solicitações serão analisadas esta semana, durante reunião entre representantes da secretaria de Educação, do Conselho Municipal de Educação e coordenação técnica local da Fundação Nacional do Índio, para então enviar um diagnóstico à Secretaria de Planejamento e ao setor de patrimônio de Ilhéus. A solicitação da comunidade indígena é buscar uma área do município para construir a creche em local de fácil acesso tanto para os alunos, professores e a coordenação pedagógica.
Na oportunidade, Lidiney Campos informou ainda que o prefeito Newton Lima, ao ouviras reivindicações da comunidade indígena solicitou que a equipe técnica da Secretaria de Educação buscasse uma solução para os problemas elencados, principalmente para a questão do espaço físico da escola municipal que atende alunosda educação infantil daetnia tupinambáde Olivença. O imóvel é alugado e a coordenação técnica local da Fundação Nacional do Índio solicitou melhorias.
Parte das lâmpadas instaladas na Praça Ruy Barbosa é furtada
A obra de reforma da Praça Ruy Barbosa, localizada na avenida Soares Lopes, no município de Ilhéus, já se encontra em estado bastante avançado. Infelizmente, o cronograma de atividades sofreu um pequeno atraso em virtude do furto de sete lâmpadas de 250 Watts e de quarenta metros de fio. De acordo com informações da secretaria municipal de Desenvolvimento Urbano, além do furto, os criminosos também quebraram catorze luminárias.
O furto dos fios e das lâmpadas, bem como a destruição das luminárias decorativas, representaram um prejuízo para os cofres do município de cerca de mil reais. “Além da questão ligada aos recursos, temos ainda o atraso na entrega do equipamento à comunidade.”, reitera o secretário Carlos Freitas. Ontem, dia 11, prepostos da Prefeitura registraram a ocorrência na 7ª Coorpin.
Serão encerradas nesta 3ª feira as inscrições para o Curso de Prevenção ao Uso de Drogas
As inscrições para a 4ª edição do Curso de Prevenção ao Uso de Drogas, voltado para a capacitação de conselheiros e lideranças comunitárias, podem ser realizadas até esta sexta-feira (15). Promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), órgão do Ministério da Justiça, as aulas são gratuitas e possuem o objetivo de fortalecer a atuação em rede para a prevenção do álcool, do crack e de outras substâncias semelhantes. “Vale ressaltar que o Telecentro-Senasp Luzinete Alves Aragon estará disponível, em seu horário de funcionamento, para ser utilizado pelos alunos matriculados”, garante o gerente do espaço, Robson Magalhães.
O curso, que já capacitou 45 mil pessoas em todo o Brasil, é destinado a conselheiros municipais de educação, saúde, assistência social e segurança pública, entre diversos outros, que atuam na prevenção e no combate ao uso de álcool e de outras drogas. “Nesse ponto, é fundamental acrescentar que um dos diferenciais desta quarta edição é a inclusão de um capítulo específico sobre a temática do crack”, informa Magalhães.
Elaborado por especialistas, o conteúdo reúne informações atualizadas sobre a classificação das drogas e seus efeitos, padrões de consumo, tratamento, redução de danos, prevenção em geral, legislações, políticas públicas sobre o tema e outros assuntos correlatos. A duração é de três meses, com carga de 120 horas, na modalidade educação à distância (EAD). Além disso, os participantes receberão certificados de extensão universitária da Universidade Federal de Santa Catarina.
Durante o curso, serão compartilhadas ações bem sucedidas que integrarão um banco de boas práticas. “Haverá também canais de comunicação – TV e Internet – para teleconferências interativas com especialistas e a divulgação de reportagens sobre trabalhos bem sucedidos realizados por conselhos municipais”, comenta Robson.
Outros cursos – Após a seleção dos inscritos, os aprovados receberão uma mensagem eletrônica, solicitando que efetivem a matrícula e fornecendo outras orientações sobre o curso. As inscrições podem ser feitas na página http://conselheiros.senad.gov.br. Para mais informações, os interessados podem ligar para (48) 3952-1900 ou utilizar o e-mail conselheiros4@sead.ufsc.br. Ainda de acordo com Robson Magalhães, também na modalidade EAD, a Senad está programando para 2011 mais quatro cursos sobre a prevenção às drogas. Serão contemplados os seguintes grupos: operadores do Direito, instituições religiosas e movimentos afins, profissionais de saúde e segurança do trabalho e profissionais das redes de Saúde e Assistência Social.
Obras na avenida Marcus Paiva são retomadas
As obras de melhoria do sistema da rede de drenagem pluvial localizada na praça Florêncio Gomes e nas avenidas Soares Lopes, Osvaldo Cruz e Marcus Paiva, no bairro Cidade Nova estão sendo retomadas. Na manhã desta quarta-feira (13) o secretário municipal de Infraestrutura, Paulo Goulart, visitou esses locais. Na avenida Marcus Paiva, a retomada dos trabalhos é feita pela empresa responsável pela obra, que com a ajuda de uma retroescavadeira vem realizando o complemento da substituição das manilhas e das caixas de passagem de água pluvial.
Segundo informou o secretário Paulo Goulart, as caixas de passagem localizadas na travessa Padre Manuel da Nóbrega receberão ainda esta semana a devida sinalização, enquanto as tampas das caixas estão sendo confeccionadas. “Esperamos em breve solucionar este impasse”. Já na avenida Osvaldo Cruz, também contemplada com a nova rede pluvial, uma equipe de homens da secretaria vem realizando o alinhamento do meio fio e a colocação de passeios.
Este mesmo serviço – de troca de manilhas e de caixas de visita – também se estenderá ao início da avenida Canavieiras, e ainda de acordo com Paulo Goulart, será executada visando não comprometer o trânsito do local. Com a melhoria do sistema de rede pluvial desta área, o governo municipal pretende acabar, definitivamente, com os permanentes alagamentos originados pela chuva naquela àrea. Para tanto, vem substituindo manilhas de 20, 30 e até 40 diâmetro por maiores – de 60 cm de diâmetro – e retirando antigas amendoeiras e sombreiros, cujas raízes profundas quebravam o calçamento e entupiam o escoamento normal de água. As obras são tocadas com recursos próprios.