Orientadores Sociais do ProJovem participam de encontro
Inventário Turístico será apresentado à comunidade
Desenvolvimento Urbano segue com mutirões de limpeza em Ilhéus
Prefeitura realiza novas melhorias no sistema de iluminação pública
Orientadores Sociais do ProJovem participam de encontro
Foi realizada na última segunda-feira (4) na sede do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do bairro Barra de Itaípe, um encontro com todos os orientadores sociais do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), para discutir as metas para este segundo semestre. O planejamento tem como objetivo principal criar atividades para trabalhar de forma lúdica com esses adolescentes que frequentam o serviço. De acordo com a coordenadora do Projovem no município, Aleide Amorim o encontro visa “fortalecer a relação do orientador com o adolescente e transformar a vida desse jovem”.
Ainda de acordo com Aleide Amorim, o cronograma de atividades para esse semestre conta com atividades como Intercambio recreativo na cidade de Coaraci em julho, dia do estudante e Dana do Projovem (inspirado no quadro Dança dos Famosos do Programa do Faustão da Rede Globo) em agosto, desfile em homenagem a pátria em setembro. No mês de outubro, os adolescentes terão campeonato de vôlei de praia, já em novembro o Desfile da Consciência Negra e Festival do Acarajé farão parte das atividades. E para fechar o ano, será realizado o Natal em Família em cada coletivo do programa.
O Projovem Adolescente integra o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem, como modalidade exclusivamente destinada à faixa da juventude compreendida entre os 15 e 17 anos. Trata-se de um serviço sócio-educativo de proteção social básica, ofertado aos jovens. Em Ilhéus, são 56 coletivos tanto na zona urbana como na zona rural e conta atualmente com a participação de 1.400 adolescentes.
O Projovem deve trabalhar em parceria com outros serviços oferecidos pela secretaria, como o Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), para que haja uma adaptação à realidade dessas crianças e de suas famílias. Na opinião do secretário responsável pela pasta, Emenson Silva a família também é parte integrante desse processo, pois ela tem o compromisso de acompanhar as atividades e promover a retirada dessas crianças do trabalho e da exploração.
O serviço faz parte do Sistema Único de Assistência Social (Suas) que organiza a oferta da assistência social em todo o Brasil, promovendo bem-estar e proteção social a famílias, crianças, adolescentes e jovens, pessoas com deficiência, idosos – enfim, a todos que dela necessitarem.
Inventário Turístico será apresentado à comunidade
A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), a Bahia Mineração (Bamin) e a Prefeitura de Ilhéus apresentam à comunidade ilheense e convidados o projeto de Inventariação Turística que será realizado na Costa do Cacau. O evento será nesta segunda-feira (11), às 11 horas, no são nobre do Palácio Paranaguá, com a presença de dirigentes das instituições envolvidas.
Nesta terça-feira (5), o secretário de Turismo de Ilhéus, Paulo Moreira, e os professores da Uesc, Gustavo Cruz e Marco Ávila acertaram os detalhes para a realização do encontro. No evento, os técnicos demonstrarão a finalidade do o inventário, com a apresentação da metodologia empregada no trabalho, bem como demonstrar aos dirigentes de instituições e empresas ligadas ao turismo, a necessidade da cooperação para o sucesso do empreendimento.
Segundo o secretário municipal de Turismo de Ilhéus, Paulo Moreira, a inventariação é um dos requisitos do Ministério do Turismo para que os destinos turísticos alcancem competitividade em nível nacional, adaptando assim as diretrizes do Plano Nacional de Turismo para a Copa 2014. “Essa parceria entre a Uesc, a Bamin e o Município foi essencial para concretizarmos esta ação e colocar Ilhéus em evidência no mercado turístico”, revelou.
Na semana passada o Ministério de Turismo realizou um curso de capacitação com a equipe interdisciplinar que vai realizar as atividades de coleta de dados no município de Ilhéus e Itacaré. O curso teve como objetivo desenvolver competências técnico-científicas, focalizando a inventariação turística, entre uma equipe de professores e alunos da Uesc.
Desenvolvimento Urbano segue com mutirões de limpeza em Ilhéus
Por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, a Prefeitura de Ilhéus vem realizando uma série de mutirões de limpeza na cidade. Na semana passada, a ação teve como foco a retirada de entulhos. Trata-se de uma atividade que não é de competência do município – que é responsável somente pela coleta do lixo domiciliar –, porém como não foi possível identificar e notificar o responsável pelos despejos, o governo municipal realizou a retirada visando o bem-estar da população. “Nos demais casos, o setor de fiscalização de posturas municipais é acionado e notifica o proprietário, para que retire o material, sob pena de multa”.
Somente na última semana, segundo afirmou o secretário do Desenvolvimento Urbano, Carlos Freitas, foram retiradas mais de 10 caçambas de detritos. Desta vez, a ação teve como destino a zona norte de Ilhéus. Foram recolhidos de detritos na Av. Itacanoeira, no bairro Jardim Savóia; no Centro Social Urbano (C.S.U.) e na rua São Francisco de Assis, no bairro Malhado. Esses locais, ainda segundo explicou Carlos Freitas estavam sendo utilizados como pontos de despejo de lixo e entulho, o que deve ser evitado pela população, que deve entrar em contato com o setor de fiscalização de posturas do município para comunicar a existência de locais de despejo de detritos.
Prefeitura realiza novas melhorias no sistema de iluminação pública
A Prefeitura de Ilhéus segue realizando novos serviços de manutenção no sistema de iluminação pública de vários bairros do município. Há alguns dias, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano reiniciou a colocação de diversos materiais visando melhorar os serviços prestados à comunidade. De acordo com o secretário Carlos Freitas, os trabalhos foram retomados após a aquisição de um grande lote de equipamentos.
Nesta etapa, as equipes responsáveis pela iluminação pública de Ilhéus realizaram a colocação de lâmpadas e de outros componentes elétricos, como fotos, reatores e bases, em diversos locais da sede e do interior do município. “No último dia 16, por exemplo, a avenida Princesa Isabel foi uma das localidades beneficiadas”, comenta Carlos Freitas. Ainda segundo ele, no dia seguinte (17), foram beneficiados os bairros da Conquista, Malhado, avenida Itabuna, Barra de Itaípe, avenida Litorânea Norte, Jardim Atlântico e Nossa Senhora da Vitória, além dos distritos de Carobeira e Rio do Engenho.
No dia 18, ainda de acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, as equipes de iluminação pública voltaram a trabalhar no Malhado (rua da Horta e avenida Litorânea Norte). O mesmo aconteceu em algumas ruas do Centro e do CSU (Centro Social Urbano). No dia 20 deste mês, o trabalho foi realizado na praça Rui Barbosa e em alguns pontos da avenida Soares Lopes. Finalmente, nos dias 21, 22 e 27, um grande esforço foi feito no Parque de Exposições para a realização do São João 2011.
Outras localidades beneficiadas – Outras localidades beneficiadas pela Prefeitura de Ilhéus, com a melhoria do sistema de iluminação pública, foram as rua Itália, Argélia e Jacarandá, no São Francisco; o alto do Amparo; a avenida Roberto Santos; o Iguape e comunidades da área rural, como Cerrado, Cascalheira e Repartimento. “Mesmo com todas as dificuldades econômicas que caracterizam o dia-a-dia do município, seguimos fazendo o possível para aperfeiçoar o sistema de iluminação pública de Ilhéus. Tenho certeza que este serviço ainda melhorará bastante”, diz o secretário Carlos Freitas.