O Instituto Cabruca está participando da FENAGRO 2013, a feira de exposições agropecuárias da Bahia, realizada desse sábado até o próximo dia 8 de dezembro, no Parque de Exposições, em Salvador.
O Instituto Cabruca está localizado no Stand do segmento “Cacau”, onde o visitante tem acesso a informações sobre as ações e programas da instituição, comercialização de chocolate, camisas sustentáveis e livros, com destaque para o lançamento do Guia de Manejo do Agroecossistema Cacau Cabruca.
O Guia apresenta recomendações com base em resultados de pesquisas referentes ao cultivo do cacaueiro na perspectiva da transição agroecológica de seu principal agroecossistema, conhecido como cacau-cabruca, além de outros sistemas agroflorestais. Entre as premissas, a orientação de que o imóvel rural deve ser entendido como uma unidade de manejo integrado, onde a cacauicultura se integra a outras atividades a partir do uso múltiplo, tais como: criação de pequenos animais, hortas orgânicas, policultivos e silvicultura com espécies florestais.
A publicação foi organizada por Durval Libânio, Professor do Instituto Federal Baiano- Campus Uruçuca e Presidente do Instituto Cabruca e Eduardo Gross, Professor de Agroecologia vinculado ao Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais (DCAA) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e os autores: Dario Ahnert, Adriana Reis, Emerson Lucena, Thiago Guedes, Adson Oliveira, Natalia Galati, Tarcísio Matos, Cristiano Sant Ana.
O Guia é resultado de projetos do Instituto Cabruca em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz, IF Baiano – Campus Uruçuca, Centro Estadual de Educação no Campo Milton Santos, Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), CARE Internacional do Brasil, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Cooperativa de Produção Agropecuária Construindo o Sul Ltda (COOPRASUL), gestora do assentamento Terra Vista ligada ao MST, além de outros assentamentos, agricultores familiares, quilombolas, indígenas e produtores orgânicos do Território Litoral Sul, Baixo Sul e Extremo Sul da Bahia. Estas últimas parcerias, resultantes da ação Cacau para Sempre do Programa Vida Melhor coordenado pela Casa Civil e executado pela Companhia de Ação Regional (CAR), ambos do Governo do Estado da Bahia.
“A nossa estratégia será apresentar ao público os potenciais do Sistema Agroflorestal Cacau Cabruca, contando a história do cacau ao chocolate, uma trajetória de sustentabilidade” afirma Thiago Guedes, Secretário Executivo do Instituto Cabruca.
O evento conta ainda com exposição de animais, negócios, leilões, cultura regional, além de outras atrações voltadas para toda a família.