Comunidade conhece o pré-projeto da Feira Criativa do Pontal

A comunidade do Pontal, na Zona Sul de Ilhéus, cumpriu na noite da última terça-feira, dia 12, nas dependências do Colégio da Polícia Militar (CPM), mais uma importante etapa no sentido de transformar a localidade em um Bairro Criativo. Entre outras intervenções, o projeto prevê a reforma completa da Praça São João Batista e a formatação, para o mesmo local, de uma Feira Integrada de Artes e Negócios. Na oportunidade, a coordenadora regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo, apresentou o pré-projeto da feira criativa, espaço que reunirá artesãos, músicos, comerciantes, artistas plásticos e microempreendedores.

Resultado de duas reuniões anteriores, ocorridas no salão paroquial da Igreja São João Batista, nos últimos dias 1º e 29 de outubro, a Feira Criativa é um projeto idealizado pela comunidade e conduzido pela Associação de Moradores do Pontal (Amop) e pelo Movimento Pontalense de Cidadania, com apoio da Prefeitura de Ilhéus, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e também de entidades como o Instituto Nossa Ilhéus. Na abertura do encontro, o vice-prefeito e secretário municipal de Indústria e Comércio Carlos Machado (Cacá) fez uma breve apresentação do programa Balcão do Empreendedor e reiterou o apoio do prefeito Jabes Ribeiro ao projeto de transformação do Pontal em Bairro Criativo.

Claudiana Figueiredo detalhou os elementos que deverão nortear a formatação da feira criativa. Segundo a coordenadora, entre inúmeras outras possibilidades, a Feira Integrada de Artes e Negócios poderá dar ênfase à difusão da criatividade, ao fomento a novos negócios (geração de renda) e ao entretenimento e lazer em geral. “Depois de definir que tipo de evento a comunidade deseja, o próximo passo é identificar o público alvo (crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos), fundamental, a seu ver, para eleger as futuras atrações”, explicou Claudiana. O terceiro tópico está relacionado à proposta da feira, ou seja, ao que será entregue aos visitantes, como apresentações de artes performáticas (teatro, dança, música); espaços de literatura (contação de história e declamação de poesias) e vendas de produtos provenientes dos empreendedores criativos cadastrados.

O pré-projeto apresentado pela coordenadora regional do Sebrae também leva em consideração os possíveis canais de divulgação (Blog Pontal Criativo, redes sociais e recepção de hotéis e pousadas), a captação dos recursos, o cadastramento dos empreendimentos criativos e as atividades chaves que precisam ser implementadas para a realização da feira, como a escolha do desenho do evento (disposição de estandes e locais de apresentações).

No final da exposição, Claudiana Figueiredo explicou que a concepção de ‘Bairro Criativo’ passa pela capacidade da população identificar seus problemas e encontrar soluções de forma inovadora. “Os conceitos de  economia e bairro criativos apresentam o desenvolvimento econômico sustentável calcado no talento das pessoas, realidade que, sem dúvida alguma, amplifica as inúmeras oportunidades de emprego e renda”, disse.

Cadastramento – Os interessados em participar da Feira Criativa do Pontal podem efetuar seus cadastros até o próximo dia 20, na sede do Sebrae, localizada na avenida Dois de Julho, das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas, com a própria Claudiana Figueiredo. Para a inscrição, é preciso apresentar os documentos pessoais e a habilitação para a área em que pretende atuar. “Com a implantação deste projeto, pelo grande potencial que apresenta atualmente, o Pontal tende a se tornar um centro de referência cultural,  artística e gastronômica”, afirma a coordenadora regional do Sebrae.

 Além de receber a Feira Criativa do Pontal, a Praça São João Batista também passará por reformas para melhor atender a sua grande demanda, trabalho que está sob a responsabilidade do Grupo Cidadelle, que aderiu ao programa ‘Adote uma Praça’, instituído pela Prefeitura Municipal de Ilhéus. A recuperação da praça obedecerá a projeto da arquiteta Simone Flores, que possui um escritório no bairro e aceitou uma parceria, doando a planta arquitetônica.

 Presenças – O encontro realizado no CPM, além de representantes da comunidade local e do vice-prefeito e secretário da Indústria e Comércio, contou, ainda, com a presença dos secretários municipais de Turismo, Alcides Kruschewsky, de Desenvolvimento Social, Jamil Ocké, e de Comunicação Social, Paixão Barbosa, e do chefe de gabinete do Prefeito, Victor Veiga. Também prestigiaram a reunião o ex-vice-prefeito do município e representante do Movimento Pontalense de Cidadania, Henrique Abobreira, o escritor e memorialista do Pontal, José Rezende, a presidente do Instituto Nossa Ilhéus, Socorro Mendonça, e o presidente da Associação de Moradores do Bairro do Hernani Sá (Urbis), Odaílson Aranha (Pequeno).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *