Ilhéus sedia seminário ‘Salve a Capoeira’

O Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, localizado na Avenida Soares Lopes, em Ilhéus, sediará no próximo dia 23, das 8 às 18 horas, o Seminário ‘Salve a Capoeira’. Promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). A proposta central do encontro é contribuir para o projeto de construção do Plano de Salvaguarda e do Conselho Gestor da Capoeira na Bahia.

De acordo com os organizadores, o evento está aberto à participação de mestres e alunos dos grupos de capoeira da região, além de mestres da cultura popular e segmentos ligados a estas manifestações. Além de Ilhéus, o seminário também acontecerá nas cidades de Feira de Santana e Vitória da Conquista. Maiores informações podem ser obtidas diretamente na Secult, no Calçadão Jorge Amado, ou através dos telefones 3634-8986 e 3634-5281.

Durante o seminário, será apresentada a síntese das discussões realizadas nos eventos Pró-Capoeira, bem como a proposição dos temas que serão objetos de debate nos diversos grupos de trabalho que se formarão no decorrer do dia 23 de novembro. O secretário de Cultura de Ilhéus, Paulo Atto, destaca que, além do desenvolvimento de um potencial mercado de trabalho, “a capoeira representa a possibilidade de universalização de uma manifestação do patrimônio genuinamente brasileiro”.

Patrimônio cultural do Brasil – A superintendência do Iphan na Bahia realiza este ciclo de seminários com a finalidade de estimular os capoeiristas a se transformarem em protagonistas da formulação de políticas voltadas para a salvaguarda da capoeira. Esta ação objetiva, entre outros aspectos, traçar diretrizes para o plano de Salvaguarda da Capoeira na Bahia, dar encaminhamento à formação do Conselho Gestor da Salvaguarda da Capoeira na Bahia e discutir a regulamentação da profissão de capoeira.  Em 2008, a Roda de Capoeira e o Oficio de Mestre de Capoeira foram registrados pelo Iphan como patrimônio cultural do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *