Creas reabilita jovens para mercado de trabalho e convivência social

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas – MSE) de Ilhéus desenvolve várias oficinas para promover a reintegração social e profissionalização dos socioeducandos. Cursos de arte, espiritualidade, sexualidade, cidadania, identidade pessoal e cultural, além de atividades esportivas, como futebol, reforço escolar e aulas do Programa Todos pela Alfabetização (TOPA), são oferecidos pelo centro, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS).

Todas as sextas-feiras os adolescentes participam da oficina de teatro que une teoria e prática. Para a atriz e facilitadora do Projeto Teatro Fórum, Andréa Bandeira, as atividades contribuem para a reintegração social ao exigir dos alunos disciplina e responsabilidade para o cumprimento das tarefas. “A arte pode transformar as vidas destes garotos”, afirmou.

Os menores também participam de oficinas de panificação, onde aprendem a fazer pizza, e recentemente foram contemplados com o curso de puffs, promovido em  parceria com a entidade Amparo Melhor.  Há ainda a oficina de trufas direcionada às mães desses adolescentes. Segundo a coordenadora do Programa em Ilhéus, Fanny Rossi, através das oficinas os usuários do Creas aprendem  na prática atividades como meio para gerar renda para si e a família.

Conforme destaca Fanny Rossi “as oficinas são importantes para trabalhar o desenvolvimento cognitivo e a valorização destes adolescentes”. A coordenadora salienta ainda, que para melhor funcionamento do programa e maior obtenção de resultados positivos, os adolescentes são acompanhados por psicólogos e assistentes sociais. “E um dos fatores imprescindíveis é a participação desses menores na escola, como incentivo para que os mesmos se reabilitem”, frisou Fanny.

Programa esportivo – Há ainda um programa esportivo, no qual, a facilitadora de esportes e lazer Rosângela Espinheira, através de torneios e outras atividades, procura despertar nos adolescentes, o gosto pelas atividades físicas. Segundo o titular da SDS, Jamil Ocké, “a prática do esporte é uma maneira de incentivar a disciplina e responsabilidade, além de ser uma forma de ocupar o tempo e a mente desses jovens”.

As atividades desenvolvidas pelo Creas de Ilhéus seguem as regras estabelecidas pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), Lei de nº 12594/12.  Todo o trabalho é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, que tem como objetivo a implementação de políticas públicas destinadas especificamente aos adolescentes e suas  famílias. As oficinas acontecem na sede do programa, que se localiza na Av. Uberlândia, 555 – Malhado/Ilhéus.

Um comentário em “Creas reabilita jovens para mercado de trabalho e convivência social”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *