Prefeitura Municipal de Ilhéus

Saúde realiza Quermesse da Prevenção no São João de Ilhéus

Linhas da Zona Sul à Uesc terão ônibus novos e maiores

Animação e alegria marcaram festa junina no Abrigo Renascer

Cerca de 200 veículos do Rally Transbahia chegam a Ilhéus no próximo dia 1º de julho

Projeto do Instituto de Ação Solidária Pedro Faria visa mudar realidade de bairro em Ilhéus

Saúde realiza Quermesse da Prevenção no São João de Ilhéus.

A Secretaria da Saúde de Ilhéus, através da coordenação de DST/Aids do município, promove no período de 23 a 27 de junho, a Quermesse da Prevenção, em paralelo aos festejos do São João no Parque de Exposições de Ilhéus. Serão seis barracas, cada uma com brincadeiras lúdicas ligadas ao São João e que tratam da temática de prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis.

Os participantes ganhadores das atividades levarão alguns brindes para curtir a festa como chapéus de palha, lenços coloridos, milho, bolos típicos e amendoins. As barracas funcionarão no sítio da festa, das 22 às 5 horas. Além dos quiosques com brincadeiras, a festa junina contará ainda com uma barraca do CTA e outra da Secretaria da Saúde, que estarão a disposição da população para oferecer informações.

A equipe da saúde realizará ainda a distribuição de preservativos e material informativo em toda a área do Parque de Exposições. A Quermesse da Prevenção conta com o apoio das ONGs Saphos, Acroe-Tsulba e Nepsi. Segundo Roberto Garcia, que faz parte da coordenação do DST/Aids em Ilhéus, “esta ação tem o objetivo de trazer inovação a maneira de informar sobre as doenças sexualmente transmissíveis e potencializar a prevenção”.

Durante a festa de São João, a Secretaria da Saúde oferecerá ainda uma estrutura de apoio no Parque de Exposições de Ilhéus, para que a população possa aproveitar todos os dias de festa. Todas as noites equipes compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, ajudante de serviço gerais, além de uma ambulância e um carro de apoio estarão à disposição para atendimento na festa. No ponto de apoio serão realizados atendimentos de primeiros socorros e suturas simples, sendo lesões de maior gravidade encaminhadas a outras unidades.

Linhas da Zona Sul à Uesc terão ônibus novos e maiores

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, solicitou à Empresa de Transportes São Miguel, uma das concessionárias do transporte coletivo municipal, a modernização da frota dos veículos utilizados nas linhas que ligam a zona sul à Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Segundo o prefeito, estudos feitos pela Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito apontaram a necessidade de equipamentos maiores, haja vista o aumento na quantidade de passageiros.

Nesta terça-feira (21), o gerente da empresa São Miguel, Josemir Dias, comunicou ao prefeito Newton Lima que os novos ônibus já foram adquiridos e entrarão em operação dentro dos próximos dias. Informa Josemir, que os novos veículos adquiridos pela empresa são maiores e com capacidade de transportar cerca de 40% a mais de passageiros. Os ônibus também são equipados para o transporte de pessoas portadoras de deficiências físicas.

Segundo o estudo realizado pela Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito, as linhas de transporte urbano que ligam a zona sul à Uesc, no Salobrinho, possuem características distintas, tendo em vista o período de aulas da maioria dos cursos da universidade. “O pico de movimento acontece no período da manhã e às 18 horas, quando se dirige um maior contingente de estudantes. Esses carros fazem parte do projeto de modernização pretendida pelo prefeito e atenderão a demanda exigida”, revela Josemir.

Entre as mudanças a serem implantadas pela Prefeitura de Ilhéus estão a criação de estações de transbordo de passageiros e a adoção de um cartão temporal, que irá permitir que o usuário do sistema possa utilizar diferentes ônibus e linhas por um determinado tempo. Após o diagnóstico também será possível linhas com trajetos inteligentes, possibilitando a otimização das linhas e a consequente redução do número de ônibus e dos custos das empresas.

Também está prevista a ampliação da fiscalização das empresas – além do rastreamento dos veículos – através do controle mensal da contabilidade dos concessionários, com a finalidade de acompanhar a planilha de custos e aumentar o nível de informação para manter o equilíbrio financeiro do contrato. “Com isso, acreditamos que será possível, inclusive, uma redução no valor da passagem, proporcionando ganhos para o usuário, para as empresas, para o tráfego urbano, que ganha em mobilidade, e o meio ambiente com a redução dos níveis de poluição”, disse o prefeito.

Animação e alegria marcaram festa junina no Abrigo Renascer

A Instituição de Acolhimento Feminino Renascer, localizado no bairro Conquista, realizou na tarde da última terça-feira (21) festa junina entre colaboradores e as crianças e adolescentes assistidos no local. O evento foi prestigiado pelo prefeito de Ilhéus, Newton Lima; o vice-prefeito Mário Alexandre e o secretário de Assistência Social e Trabalho, Emenson Silva, assim como por representantes das demais unidades que prestam serviço social no município e convidados.

Socializar as crianças com a comunidade foi o principal objetivo do evento na opinião da coordenadora do Abrigo Renascer, Adriana Montenegro. “Esta foi uma oportunidade para que elas possam exercer seus direitos enquanto crianças”. A entidade, também conhecida como Abrigo Renascer, acolhe 26 crianças e adolescentes, com idades que variam entre 0 a 17 anos, e que estão sob medidas protetivas determinadas pela justiça.

Jogos, brincadeiras, sorteio de brindes e comidas típicas fizeram parte da programação da festa. O prefeito Newton Lima fez questão de parabenizar a festa e lembrou da revitalização realizada no Abrigo, “o que vem permitindo oferecer uma nova condição de vida para essas crianças e adolescentes”. As datas festivas também marcam outro momento muito importante no que diz respeito à socialização das crianças, na opinião de Adriana. “Nessas datas específicas elas têm acesso às famílias solidárias, um procedimento legal, que permite a essas crianças contato outras pessoas durante um período pré-determinado”. Em Ilhéus, o trâmite passa pela avaliação da juíza da vara da Infância e da Juventude, Sandra Magali e de acordo com Adriana beneficiou sete crianças durante os festejos juninos deste ano.

Cerca de 200 veículos do Rally Transbahia chegam a Ilhéus no próximo dia 1º de julho

Ainda como parte da programação alusiva aos 477 anos de fundação do município, cerca de 200 veículos do Rally Transbahia chegarão a Ilhéus no próximo dia 1º de julho. A data foi definida pelo superintendente municipal de Esportes, Alberto Kruschewsky, pelo presidente da Federação Baiana de Motociclismo, José Carlos Ribeiro, e pelo representante da comissão organizadora do evento, Vinícius Eça. A Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito reservou para o Rally Transbahia os estacionamentos da avenida Soares Lopes, nas proximidades da Catedral de São Sebastião, onde se reunirão dezenas de motos, carros, quadriciclos e carretas, que farão uma nova largada no dia seguinte (2) rumo ao município de Porto Seguro.

Inicialmente, os veículos sairão de Salvador no dia 30 de junho, passando por Santo Antônio de Jesus e chegando a Ilhéus no dia 1° de julho. Na Soares Lopes, haverá um briefing com a participação dos pilotos, dos organizadores e de profissionais de imprensa de Ilhéus e do Sul da Bahia. “Este briefing também será utilizado para a realização da checagem de cronometragem do percurso”, enfatiza Alberto Kruschewsky, chamando atenção para o fato de que estarão em Ilhéus diretores da Confederação Brasileira de Automobilismo e da Confederação Brasileira de Motociclismo. “É importante ressaltar ainda, visando dimensionar a importância e a magnitude de um evento como esse, que em apenas um dos hotéis da cidade foram reservados mais de 80 apartamentos para pilotos e pessoas que trabalham na organização”, informa.

De acordo com o superintendente de Esportes da Prefeitura de Ilhéus, também é fundamental destacar o apoio das secretarias municipais de Turismo e de Segurança, Transporte e Trânsito, “que, desde o início, participaram das rodadas de negociação para a inclusão de Ilhéus no percurso do Rally. Também não podemos deixar de ressaltar que o Hotel Aldeia da Praia é um dos nossos grandes parceiros nesta empreitada, apoiando o evento e garantindo a hospedagem do pessoal de apoio”.

O Rally Transbahia, segundo seus organizadores, é um evento que veio para se consolidar no calendário nacional, uma vez que está sendo elaborado em alto nível técnico. “Cada detalhe esta sendo cuidadosamente pensado com o objetivo de termos um excelente índice de satisfação por parte de todos os inscritos, patrocinadores e regiões por onde a prova irá passar”, comenta um dos coordenadores. Ainda segundo a organização, o roteiro da prova tem como ‘pano de fundo’ umas das regiões mais paradisíacas do Brasil, com largada em Salvador e chegada em Porto Seguro, além de duas pernoites, sendo a primeira em Santo Antonio de Jesus e a segunda, em Ilhéus.

Projeto do Instituto de Ação Solidária Pedro Faria visa mudar realidade de bairro em Ilhéus

O incentivo à cultura e às artes é um dos focos da atual administração municipal. Uma prova disso foi o grande sucesso da Caravana Cultural, que, de acordo com a Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) chegou a cobrir mais de 98% dos bairros, distritos e demais localidades do município, levando espetáculos teatrais e de dança, palestras sobre história de Ilhéus, entre outras atividades. Alguns locais, segundo o presidente da Fundaci, Maurício Corso, sediaram manifestações culturais e históricas pela primeira vez. “Ao mesmo tempo em que foi um desafio, levar cultura até esses locais também foi um orgulho e demonstrou o compromisso do governo municipal em possibilitar a todos o direito à cultura”.

Outra iniciativa que vem recebendo o apoio do governo municipal é Instituto de Ação Solidária Pedro Faria. Localizado no bairro Basílio, o instituto funciona na área do antigo Terreiro de Odé, que pertenceu ao babalorixá Pedro Faria (Pai Pedro). Para a presidente do Instituto, Maria Marta Soares, o projeto foi a melhor alternativa encontrada para dar seguimento ao trabalho social desenvolvido durante anos por “Pai Pedro” para os moradores do Basílio. “Sabemos da necessidade eminente de um espaço para atender a esta grande demanda existente no bairro”, ressaltou.

O projeto de cunho sócio-cultural visa ofertar à comunidade local cursos gratuitos de artes plásticas, balé, dança, desenho e pintura, cursos de informática básica, atividades voltadas exclusivamente para grupos da terceira idade, entre outras ações. A ideia é transformar o local num centro de cultural, esporte e lazer voltado para os moradores do Basílio, mas que também se torne referência e construa parcerias com entidades de outros bairros de Ilhéus. Em parceria com as escolas existentes no Bairro (Colégio Estadual do Basílio e Escola Municipal do Basílio) o Instituto já oferece aulas de capoeira, além de funcionar como sede do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem).

O local, que está sendo totalmente revitalizado, possui diversas salas e espaços, que segundo informou o vice-presidente do Instituto, Marco Antônio Ferreira, vão abrigar cursos de fotografia, serigrafia, além de outros projetos que estão na pauta do Instituto, entre eles o Projeto Orquestra Percussiva e o projeto Livro em Cartaz, que prevê a criação de uma biblioteca visando incentivar a prática da leitura entre as crianças do bairro. O Terreiro de Odé possui uma área total de 4.634,30 m² e foi tombado como patrimônio municipal através do decreto 010/2004.

O vice-presidente da entidade, Marco Antônio, ressaltou ainda o incentivo dado comunidade para a revitalização do espaço. “Os moradores estão sendo nossos principais parceiros”. Para o administrador do Basílio, Raimundo Lima, a iniciativa vem despertando interesse da comunidade já que se trata de um local que servirá de apoio tanto para crianças, como para adolescentes, mulheres, homens e idosos do bairro, “o que vai ajudar a transformar a realidade de muitos e oferecer novas oportunidades de emprego e renda”.

Programação comemorativa – No dia 2 de julho, data que marca o falecimento do babalorixá, a entidade realizará missa na capela Nossa Senhora das Candeias às 7h30min e um café da manhã para autoridades e comunidade, logo em seguida.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *