Congresso convoca os participantes para uma discussão e reflexão em sistemas agroflorestais sustentáveis. Foi realizada na noite desta segunda-feira (14), no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, em Ilhéus, a solenidade de abertura do IX Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais. O evento cujo tema é “Políticas públicas, educação e formação em Sistemas Agroflorestais na construção de paisagens sustentáveis”, oportunizará debates relacionados a sistemas agroflorestais que poderão servir como base para o desenvolvimento de estratégias que atendam às aspirações da sociedade brasileira, além de ser um momento de reflexão e troca de saberes.
Durval Libânio, Presidente da Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais e Prof. do IF Baiano-Campus Uruçuca, deu boas vindas aos presentes e ressaltou a importância do evento. “Somente com uma educação contextualizada e libertária poderemos ter uma agricultura sustentável no Brasil e no mundo”.
Em seguida Cinira Fernandes, Presidente do IX CBSAF, acrescentou que um dos objetivos do congresso é convocar os participantes para uma discussão e reflexão, onde eles possam propor novas políticas públicas associadas à formação e educação em sistemas agroflorestais sustentáveis. Fernandes ainda afirma que está nas mãos de todos construirmos uma carta de Ilhéus propositiva e ousada.
Estiveram presentes também na solenidade autoridades como Sebastião Edson Moura, Reitor do IF Baiano, Euro de Oliveira Araújo, Diretor do IF Baiano- Campus Uruçuca, Evandro Sena, Vice-Reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Alexandre Schiavetti, Prof. da UESC, Helinton José Rocha, Diretor Geral da Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), Lans Alves de Almeida Filho Secretário de Agricultura de Itabuna, Irmã Lourdes Dill, coordenadora do projeto Esperaça/ Cooesperança e Thiago Guedes, secretário Executivo do Instituto Cabruca, dentre outros.
Após a cerimônia, o público foi convidado a degustar um delicioso coquetel e assistir ao show de Marcelo Ganen, na I Flora Bahia, que acontece paralela ao congresso, no estacionamento do Centro de Convenções. Na oportunidade, os presentes puderam conhecer mais do que está sendo desenvolvido e produzido pelas cooperativas e associações da agricultura familiar da região.
O evento prossegue até dia 18 de outubro com uma programação diversificada incluindo minicursos, visitas técnicas, apresentação científica, sessões temáticas e conferências, entre outras atividades.