O secretário de Cultura de Ilhéus, Paulo Atto, e o administrador de Olivença, Rogério Matos, acompanharam neste último sábado, dia 5, os serviços de melhoria que foram executados no ramal que dá acesso ao Centro Cultural de Olivença. Realizado pela Gerência de Ações Regionais, o trabalho integra uma série de intervenções que vem sendo adotada pela Secult, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), com a proposta contínua de revitalizar e valorizar ainda mais aquele importante espaço.
Entre as ações já realizadas, Paulo Atto destaca a limpeza da área que abriga o equipamento, a recuperação dos banheiros e a melhoria da iluminação pública do entorno do Centro, além de medidas de prevenção e combate à dengue, esta em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). O secretário enfatiza, ainda, que a Secult segue apoiando e estimulando a utilização do espaço por associações locais e, principalmente, pela comunidade indígena Tupinambá para a realização de eventos variados.
Na opinião do titular da Secult, as melhorias executadas no ramal que dá acesso ao Centro representam mais uma ação importante do governo municipal para atender as demandas da comunidade. “Acreditamos que, dentro de pouco tempo, o Centro Cultural de Olivença estará completamente requalificado para cumprir de forma plena seus objetivos e propostas”, garante.
Olivença – Localizada a 15 quilômetros da sede de Ilhéus, Olivença possui a extração da piaçava como uma de suas principais atividades econômicas. A localidade é, também, a única estância hidromineral situada na faixa litorânea do Brasil. Em Olivença, encontram-se sediadas diversas comunidades indígenas, representantes dos Tupinambás. Além de receber reuniões e encontros diversos promovidos pela população em geral, o centro cultural é um belo espaço para que a comunidade indígena possa expor seus trabalhos, mantendo, também, no local, um conjunto de informações sobre a sua história.