Entre os próximos meses de outubro e novembro, os 86 servidores que integram a equipe de salva-vidas do município participarão de dois cursos de qualificação oferecidos pelo Corpo de Bombeiros.Os treinamentos em ‘primeiros socorros e resgate aquático’ e ‘mergulho e resgate aquático’, este último para apenas 10 agentes, vão ocorrer no Clube Social de Ilhéus, no Balneário Tororomba de Olivença, e na própria base do Corpo de Bombeiros Militares, localizada na Barra de Itaípe.
O chefe do Corpo de Salva-Vidas da Prefeitura de Ilhéus, Alexandre Mendonça, enfatiza que essas e outras capacitações correspondem a inciativas voltadas para o aperfeiçoamento permanente do efetivo. Mendonça também destaca que o setorestá atuando para garantir que, na próxima temporada de verão, o efetivo trabalhe com vestuários e equipamentos adequados. “E isso inclui a aquisição de shorts, sungas, bonés e camisetas. Além disso, também contaremos com apitos, bóias (tipo salsichão), sombreiros, pés de pato e óculos polarizados”, garante.
Ampliação da área de cobertura–Alexandre Mendonça informa que, com a chegada da alta estação, a atuação do Corpo de Salva-Vidas será ampliada. “A partir de novembro, mais bem preparado e de posse dos novos equipamentos, o efetivo passará a atuar de quinta-feira a domingo, dividido em duas equipes: uma das 8 às 14 e outra das 12 às 18 horas”, completa.
Atualmente, o efetivo do Corpo de Salva-Vidas de Ilhéus atua entre Mamoan e Águas de Olivença, trecho que envolve cerca de 60 quilômetros de litoral. Além das praias do Cristo, da Concha e da área próxima à Catedral de São Sebastião, o trabalho também é realizado em Mamoan, Jóia do Atlântico, Norte 1 (Cabana Iemanjá), no Norte, e Opaba, Soro Caseiro, Vó Eró, Gabriela, Batuba e Cai N’água, no Sul.