Emanuel Lapa, Advogado e ex – Delegado de Polícia com formação em Teologia, lança nesta quinta-feira, dia 26, às 18:30 horas, na Academia de Letras de Ilhéus, o livro Amor & Dor (Mondrongo). A obra nasceu da motivação que recebeu de amigos e familiares que acompanharam o drama do autor, que contraiu uma enfermidade rara, conhecida como Síndrome de Guillain Barré.
O homem ativo, jogador de futebol nas horas vagas, de repente encontra-se prostrado sobre uma cama de hospital com uma espécie de paralisia motora provocada por um processo infeccioso agudo e infecção respiratória.
Basta essa simples e breve descrição para se notar que a recuperação de Lapa, como é mais conhecido, não teria sido a mesma, segundo suas próprias palavras, se não fosse a sua fé no auxílio divino para a superação do problema.
“Tentei passar uma mensagem cristã e acredito ter contribuído e apresentado um Deus vivo e misericordioso, a fé, a esperança e a gratidão”, diz-nos o autor.
E sobre o “Amor” e a “Dor”, nos ensina que “não são buscas, brotam independentemente de nossas vontades. Todavia, podemos motivá-los e provocá-los, se assim identificamos tais sentimentos”.