Prefeitura de Ilhéus prepara documentação para retomada das obras no Nossa Senhora da Vitória

Após aprovação, pela Caixa Econômica Federal, das propostas de readequação de fundações na obra do Centro Educacional Unificado das Artes e do Esporte (CEU), antes denominado de Praça de Esporte e Cultura (PEC), no bairro de Nossa Senhora da Vitória, a Prefeitura de Ilhéus está elaborando os documentos necessários para retomada das obras. A Caixa é agente financeiro e órgão fiscalizador da construção, que teve início no último mês de janeiro, embora o contrato entre a Prefeitura e a construtora tenha sido assinado desde 1º de agosto de 2012.

Segundo o Superintendente de Obras da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Ednaldo Azevedo, assim que o prefeito Jabes Ribeiro assumiu o governo, ordenou o início da construção, já que todo o processo licitatório havia sido concluindo pela gestão anterior. “Porém, na segunda medição, a Caixa Econômica detectou falhas no projeto de fundações, que estavam incompletos e deveriam ter sido elaboradas pelo município antes mesmo do processo licitatório”, informa Azevedo.

Diante desse quadro, a Prefeitura teve que interromper a execução da obra e elaborar nova proposta de readequação do projeto. No último dia 30 de agosto, a Caixa emitiu nota técnica aprovando as readequações elaboradas pela atual gestão municipal. “Sob os aspectos de engenharia, somos a favor do prosseguimento da reprogramação”, diz o documento do agente financeiro.

Ainda consta no parecer da Caixa que toda a documentação técnica necessária para a reprogramação foi analisada, assim como de todo o orçamento, e “de todos os serviços constantes da curva ABC, verificando-se que os custos apresentados estão compatíveis com a medida SINAPI na data da proposta vencedora da licitação, conforme a orientação normativa”.

O CEU integra o eixo Comunidade Cidadã do Programa de Aceleração do Crescimento (Pac 2), desenvolvido pelo Governo Federal, através do Ministério da Cultura. Em Ilhéus, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) é a responsável pela obra que está sendo executada pela empresa J. B. S. Construções Ltda. Em um área total de 3 mil metros quadrados, a população contará com pistas de skate e de caminhada, quadra coberta e dois blocos, onde funcionarão o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e o espaço multiuso Cine Teatro Auditório, com 60 lugares.

Unidade Gestora Local (UGL) – Para acompanhar o andamento da construção e administrar as atividades no espaço, o prefeito Jabes Ribeiro instituiu a Unidade Gestora Local (UGL), que reúne representantes do governo e da comunidade. “Todas as providências que dependiam da prefeitura para assegurar o andamento das obras foram tomadas”, destaca o secretário municipal de Cultura, Paulo Atto, coordenador da UGL.

No CEU serão promovidos eventos e ações socioculturais e esportivas voltadas para a mobilização social contínua da comunidade. “Já estão assegurados os recursos para a realização do primeiro seminário de mobilização social, programado para ocorrer no próximo mês de outubro”, destaca o secretário.

Após a conclusão das obras, a UGL fará o planejamento de ações e a programação das atividades, com a proposta de integrar em um mesmo espaço físico programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, a formação e qualificação para o mercado de trabalho, e a prestação de serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *