Nesta sexta-feira, dia 6, a Prefeitura de Ilhéus realiza mais uma vez, o Mutirão da Cidadania no Bairro de Teotônio Vilela, atendendo as solicitações dos moradores. Os serviços foram prestados à comunidade no último dia 30. Ontem, quinta-feira, dia 5, a ação beneficiou os moradores de Juerana, o primeiro distrito contemplado. Ainda neste mês de setembro, o mutirão está previsto para ocorrer nas comunidades de Salobrinho, no próximo dia 13, de Nelson Costa (20/09) e de Mamoan, na última sexta de setembro, dia 27.
A ação teve início no começo de agosto, organizada pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Social (SDS) e de Saúde (Sesau), e já beneficiou mais de 5.000 ilheenses, com serviços das pastas organizadoras e de outros órgãos e instituições parceiras. O mutirão na Vila Juerana ocorreu na Escola Nucleada Aritaguá II, no período das 8 às 14 horas, e teve a participação da secretária de Saúde do município, Ledívia Espinheira e do secretário de Desenvolvimento Social, Jamil Ocké.
Uma inovação deste mutirão foi a participação da Bahia Pesca, que realizou cadastramento da população ribeirinha e pescadores no Cadcidadão, sistema do Governo Estadual que disponibiliza benefícios para esses cidadãos. Moradores como a pescadora, Sandra Regina, mãe de dois filhos, usufruiu de vários serviços do mutirão. “Além do atendimento de saúde, aproveitei para me cadastrar no Cadcidadão”, atestou. De acordo com o secretário da SDS, Jamil Ocké, “esse primeiro mutirão no interior superou as nossas expectativas, graças à receptividade da comunidade de Vila Juerana”.
Foram prestados atendimento do Bolsa Família, com informações sobre o programa, cadastramento, recadastramento e desbloqueio de cartões. A população também pode cadastrar as crianças e adolescentes no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e Adolescentes e no Balcão de Emprego. A SDS também concedeu informações sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e do setor de Habitação, bem como sobre o atendimento no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), sobre o CrediBahia, além de concederem orientações sobre Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A Sesau realizou aferição de pressão arterial, atendimento do Odontomóvel, pediátrico e ginecológico, aplicação de vacina, avaliação nutricional, esclarecimentos sobre o combate à dengue, pesagem de crianças e adultos para o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), além de consultas com clínico geral. O mutirão da cidadania contou também com a participação de agentes da 13ª Ciretran, que informou à comunidade sobre a prevenção de acidentes.