Abrigo Renascer proporciona convívio social às crianças acolhidas

Através do Projeto Família Afetiva, a instituição possibilita que crianças retiradas de suas residências por motivos de proteção participem de atividades sociais através do contato com outras famílias.

Promover às crianças retiradas do convívio familiar por motivos de proteção atividades sociais que elevem sua autoestima, possibilitando o equilíbrio psicológico e a construção de laços afetivos é proposta do projeto Família Afetiva, da Instituição de Acolhimento Renascer, da Prefeitura de Ilhéus. A inciativa permite que famílias ilheenses passem um final de semana com uma das 30 crianças atendidas pela instituição, desenvolvendo atividades que a reabilitem ao convívio social.

Segundo a coordenadora do abrigo, Adriana Montenegro, o projeto irá proporcionar a essas crianças o convívio familiar e comunitário.“O nosso objetivo é ofertar aos acolhidos condições essenciais para o desenvolvimento pessoal e social através do apoio afetivo, oferecendo um convívio familiar harmonioso através da celebração de datas cívicas, culturais e de aniversário”, destaca.

Segundo Adriana, para participar da dinâmica, os ilheenses devem estar inseridos nos critérios especificados. O voluntário deve ser maior de 21 anos e, além disso, é preciso que haja uma diferença de idade mínima de 16 anos entre ele e o acolhido. Outra determinação é que o colaborar participe das oficinas e reuniões com a equipe técnica do projeto, bem como, deve passar por uma avaliação psicossocial. Também é exigida a participação de um familiar nas oficinas de esclarecimento.

O interessado deve apresentar documentos de identificação (RG e CPF), antecedentes criminais e comprovante de residência. Ainda será realizada visita técnica na casa do voluntario para identificação e análise das condições de moradia. É importante ressaltar que não há restrição sobre o estado civil dos participantes e que o projeto Família Afetiva não se configura em adotantes, guarda ou tutela.Mais informações na própria instituição (Avenida Princesa Isabel, nº 1554) ou pelo telefone número (73) 3231-8510.

Histórico – Criado em 2001, o Abrigo Renascer, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), atende crianças de zero a 11 anos que estão em situação de risco previamente determinado pelo juiz da Vara da Infância e Juventude e obedece todas as regras e preceitos preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Para o titular da SDS, Jamil Ocké, “a iniciativa do abrigo é louvável, pois grande parte destas crianças nunca tiveram a oportunidade de ter um convívio familiar saudável e com esse projeto elas poderão vivenciar essa experiência”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *