As inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios encerram nesta sexta-feira, dia 16 de agosto. As empresárias podem se inscrever gratuitamente pelo site do Prêmio. A premiação busca fomentar o empreendedorismo feminino e, desde 2004, vem revelando a trajetória profissional de empreendedoras de sucesso através de seus relatos, evidenciando a essência de cada negócio. Na última edição, 3.625 mulheres do país se inscreveram, sendo 465 delas empreendedoras da Bahia.
Podem participar da premiação mulheres com mais de 18 anos e que comandam empresas com faturamento de até R$ 3,6 milhões por ano. Um diferencial desta edição está na criação da categoria Produtora Rural, voltada para empreendedoras que explorem atividades agrícolas, pecuárias e/ou pesqueiras. Além desta, o Prêmio contempla também as categorias Pequenos Negócios, para proprietárias de micro e pequenas empresas, e Microempreendedora Individual, para quem trabalha por conta própria e tem seu empreendimento legalizado. Já a categoria Negócios Coletivos foi extinta.
“O prêmio foi criado com o intuito de destacarmos bons modelos de gestão, uma forma de motivarmos outras mulheres com potencial empreendedor a darem um passo rumo ao empreendedorismo”, explica a gestora do Prêmio no Sebrae Bahia, Mariza Xavier.
Na inscrição, a candidata deve preencher o questionário e, em seguida, inserir o relato de sua atuação como empresária. “O prêmio também é importante na medida em que dá a oportunidade para as participantes aperfeiçoarem seus processos para a excelência em gestão”, completa Mariza.
As vencedoras da etapa estadual receberão troféu de reconhecimento, certificado e 16 horas de consultoria, além de representar seu estado na etapa nacional.
Mercado
De acordo com o Anuário do Trabalho da Micro e Pequena Empresa, elaborado pelo Sebrae em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), de 2001 até 2011, a participação das mulheres como empregadoras e trabalhadoras por conta própria cresceu. Entre os empregadores baianos, a proporção de mulheres passou de 24,1% para 28,1%. No mesmo período, entre as trabalhadoras por conta própria, a proporção passou de 27,8% para 29,9%.
Segundo Mariza Xavier, é relevante o número de negócios criados e liderados por mulheres. “Dessa maneira, elas constroem uma alternativa de inclusão ou permanência no mercado de trabalho, geram empregos e promovem inovação e riqueza, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do país. É possível perceber que passamos a empreender por oportunidade”, explica.
O prêmio é uma parceria entre o Sebrae, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW) e a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).