Uma parceria entre a Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) possibilitou a implantação, no Campus Professor Soane Nazaré, em Ilhéus, da estação da Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS (RBMC).
Trata-se da utilização da tecnologia Global Positioning System (GPS) que proporcionou uma revolução nas atividades de posicionamento e navegação, contribuindo para que os trabalhos geodésicos e topográficos fossem realizados de forma mais rápida, precisa e econômica.
Com mais de 15 anos de operação, a RBMC é a estrutura geodésica mais utilizada por topógrafos e engenheiros em seus trabalhos de georreferenciamento, infraestrutura e mapeamento.
Além de subsidiar atividades técnicas da sociedade, a RBMC é um pólo de vários estudos, colaborando assim na formação acadêmica dos profissionais ligados às Geociências, Engenharia, Tecnologia, entre outras.
A previsão para 2013 é que todas as capitais dos estados, bem como os grandes pólos sócio-econômicos do país sejam contemplados com uma nova estação.