Ilhéus de ontem e de hoje

* Por Aderino França

No próximo dia 28 de junho o município de Ilhéus irá completar 477 anos de fundação e 130 anos de elevação à categoria de cidade. Uma das três mais antigas cidades do Brasil, foi a Capitania Hereditária mais rica da maior colônia portuguesa, possuindo grande número de engenhos de cana de açúcar com alta produtividade.

Com o passar dos anos a cultura mudou e o cacau inundou seu território e a fez ainda mais rica e reconhecida, chegando a ser a maior exportadora mundial dos frutos de ouro. Foi aproximadamente um século de riqueza, glamour, fartura e desperdício.

Ilhéus, com tanta riqueza, foi de suma importância para balança comercial brasileira e sustentou o estado da Bahia por muitos anos, foi centro político nacional e inspiração para escritores como Jorge Amado. Revelou o zagueiro da seleção canarinho Aldair para o mundo, o ator Fábio Lago para as telonas e telinhas, o surfista Jojó de Olivença foi bi-campeão brasileiro e paulista, além de abrilhantar o circuito mundial por vários anos, inspirando vários outros grandes nomes revelados no litoral ilheense. Por aqui foram gravadas três novelas exibidas em canal aberto em rede nacional e no exterior, também vários filmes inspirados em Ilhéus existem na cinematografia mundial, na música temos grandes nomes, como o saudoso Saul Barbosa, enfim, aqui além das inúmeras e singulares belezas naturais, temos agregado o valor humano e cultural.

Pena é não ter o que comemorar na passagem de tão ilustre data, pois há anos a inoperância dos gestores públicos, aliada a corrupção e o apossamento dos cargos públicos para o enriquecimento ilícito, vem sendo a tônica nas gestões no executivo e legislativo, acarretando a perda de receita, o desemprego, a caótica situação em que se encontra a saúde e a educação pública.

Fica a indignação dos munícipes e o alerta para as eleições de 2012, e para que não só fiquemos com a parte ruim, posto essa foto que relembra uma Ilhéus austera, progressista e organizada no início do século passado.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *