A partir desta terça-feira, dia 9, estudantes de seis escolas da rede municipal de ensino de Ilhéus, com idade entre sete e 14 anos, terão acesso ao universo do petróleo, com visitas orientadas à exposição educacional sobre a indústria petrolífera denominada ‘Uma Viagem pelo universo do petróleo’. A mostra, promovida pela empresa multinacional BP, que atua com a exploração do recurso natural, é aberta ao público a partir desta segunda-feira, dia 8, e ocorre até o próximo domingo (14/07), no Hotel Praia do Sol, na Rodovia Ilhéus-Olivença, sempre entre 8 e 17 horas.
Serão contempladas as escolas municipais Barão de Macaúbas, do Banco da Vitória e do Salobrinho, além das Nucleadas do Santo Antônio, Sambaituba e de Aritaguá II. Os alunos vão receber informações sobre a origem e a importância do petróleo, as energias alternativas a ele, o ciclo do petróleo, entre outras, e terão a oportunidade de esclarecer dúvidas relacionadas à cadeia produtiva. Além da exposição, professores e estudantes receberão livros ilustrados, com teoria e propostas de exercícios.
Ainda, o projeto vai oferecer uma tarde de formação para os professores do Ciclo 3 – Fase II, e de Ciências, para os professores dos anos finais, o que vai possibilitar o enriquecimento da abordagem da temática Energia na programação de ensino. O projeto garante o transporte e, ainda oferece aos alunos um Kit lanche e um cubo mágico, de brinde.
No mês passado, o prefeito Jabes Ribeiro, acompanhado da secretária de Educação do Município, Marlúcia Mendes, recebeu em seu gabinete, no Palácio Paranaguá, o vice-presidente para ações institucionais e a analista de comunicação da empresa, Ivan Simões Filho e Camila Pitanga. Na ocasião, Simões Filho conversou com o prefeito sobre as atividades da empresa, explicou as etapas e objetivo da exposição e ressaltou a possibilidade da exploração do petróleo em Ilhéus.
A BP atua a mais de 100 anos com a exploração do petróleo, estando no território brasileiro desde 1957, presente em 14 estados. A empresa também tem outras áreas de atuação, como a produção de biocombustíveis.
Etapas da exposição – Conforme Simões Filho, a exposição é divida em cinco etapas. Na primeira, ‘Petróleo Cotidiano’, são destacados os principais fatos na trajetória do uso do petróleo pelo homem. Para tanto, há uma vitrine interativa que apresenta os objetos utilizados no cotidiano, produzidos a partir dos derivados do recurso. Na segunda seção, será explicado, por meio de gráfico ilustrativo, a formação do petróleo no subsolo. Em seguida, são exibidos os processos e métodos utilizados na exploração do petróleo – a análise sísmica e a perfuração exploratória.
Na quarta seção, são demonstradas as normas de segurança das empresas exploradoras. Um jogo ilustra os processos industriais, enquanto infográficos e uma maquete mostram o funcionamento de equipamentos nas unidades de exploração e produção e como conviver com elas em segurança. Por fim, a exposição mostra os maiores produtores de petróleo e sua aplicação. De modo divertido, são também apresentadas formas alternativas de geração de energia, seu potencial e desafios.