Realizado pelo Núcleo de Dança do Teatro Popular de Ilhéus (TPI), o projeto de intercâmbios Chamgement estreou com sucesso. O primeiro encontro contou com a participação da Cia. Dançart, de Vitória da Conquista, e mais de 20 participantes. No sábado (15), foram realizadas as oficinas de Dança Contemporânea e Popular. E, no domingo (16), o grupo conquistense apresentou o espetáculo Chover – as fases do sertão. “Vamos transformar a dança na nossa cidade, através de parcerias, colaboração e trocas”, disse a coordenadora Érica Ocké.
As oficinas que abriram o Chamgement foram direcionadas para bailarinos com mais de 13 anos de idade. A de Dança Contemporânea foi ministrada pela Coordenadora do Núcleo de Dança do TPI, Érica Ocké, que também dirige a A-RRISCA Cia. de Dança. Já a de Dança Popular foi conduzida pela diretora da Cia. Dançart, Adriana Galvão.
O domingo foi marcado pela apresentação do espetáculo Chover –as fases do sertão. Segundo a diretora, Adriana Galvão, a montagem foi construída de forma colaborativa, misturando linguagens, como teatro, música e dança, para traduzir os sentimentos dos nordestinos diante à seca. “Não dá mais para fazer só dança. É preciso inovar sempre, incluindo todos os integrantes no processo criativo”, explicou.
A próxima etapa do projeto Chamgement será focada na Dança de Salão. Os encontros acontecerão nos dia 06 e 07 de julho, na Tenda do Teatro Popular de Ilhéus. Os grupos convidados para o intercâmbio vêm de Itabuna e o fechamento das atividades será com uma mostra coreográfica. Desta vez, o público-alvo será mais amplo. Atores, bailarinos ou pessoas com afinidade à dança de salão poderão participar, gratuitamente.
Programação do Cineclube
O Cineclube Équio Reis desta terça-feira (18) traz dois vídeos: Imagem no ar, de Lívia Gouveia, Malu Carvalho e Thalline Gonçalves , e O ex-mágico, dirigido por Adrian Greyce. O primeiro apresenta a história de uma jovem aficionada pelo rádio, criando imagens para tudo o que escuta. Já o segundo traz a história de um homem sombrio que vive da magia e decide cometer suicídio.
O Cineclube Équio Reis existe desde 2009, como uma ação do Núcleo de Produção Audiovisual do Teatro Popular de Ilhéus. Em novembro de 2012, passou a contar com a parceria do curso de Comunicação Social da Universidade Estadual de Santa Cruz, exibindo trabalhos dos acadêmicos. A entrada é franca e as exibições começam às 19 horas.