Cerca de 500 candidatos participaram, no último domingo, das provas do vestibular 2013.2 da Faculdade de Ilhéus, que preencherá vagas nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Nutrição, Odontologia e Psicologia. As provas ocorreram em clima de tranqüilidade, sem o registro de qualquer incidente. O resultado do processo seletivo deve ser divulgado até a próxima semana.
Em geral, os candidatos ouvidos pela reportagem consideraram a prova bem elaborada, com grau de dificuldade regular. Dentre os enunciados apresentados para a prova de redação, a maioria dos vestibulandos escolheu como tema um trecho do pronunciamento da cantora Daniela Mercury na 17ª Parada Gay de São Paulo quando se referiu à presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal. “Somos um País livre. Temos nosso direito de escolha”, disse Ingrid Cruz Silva, de 19 anos, que pretende cursar Enfermagem. Ela chegou à faculdade acompanhada da filhinha Raquel, em período de amamentação, que ficou na área de convivência sob os cuidados do pai Carlos Fernando.
Taluana Fontes tenta vaga no curso de Direito. Ela também escolheu o tema sobre Daniela Mercury para elaborar a redação: “acho que independentemente da escolha da pessoa, precisa ter o respeito em primeiro lugar”. Na opinião da aeroviária Patrícia Santos, que quer estudar Psicologia, “um país que é livre, democrático, deve assegurar ao cidadão o direito de fazer suas escolhas. Será que nossos valores morais se resumem à nossa opção sexual?”, indagou. Ainda com relação ao tema, o estudante Raphael Pinheiro Cardoso, da cidade de Itapetinga, afirmou “Sempre multidões fazem lutas para conseguir suas vitórias. Usei como exemplos, a ditadura militar e Martin Luther King na luta contra o racismo nos Estados Unidos, e como parâmetro, os gays estão com a voz no momento buscando os seus direitos.”.
O segundo enunciado para redação escolhido pelos candidatos foi sobre a proposta do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que propôs a importação de médicos de outros países para atenderem aos pacientes no Brasil. Nesse caso, existem opiniões a favor e contra o projeto. “Sou a favor porque nesse momento falta médico em nosso país”, declarou Arlane Costa Santana, residente em Canavieiras e pretende cursar Enfermagem. Mas para Márcio Barbosa Silva, que prestou vestibular para Odontologia, o tema sobre os médicos estrangeiros no Brasil foi o seu escolhido porque é muito polêmico. “O governo deixa de investir no Brasil, nos profissionais que temos aqui, para buscar em outros lugares”, enfatizou.
O terceiro enunciado disse respeito à questão da poluição ambiental na China. A primeira estudante a deixar a sala de provas, às 10h 23min, Marcelle Costa Sales, residente em Ubaitaba, tenta vaga também para Odontologia. “Escolhi o terceiro tema, que fala sobre a poluição da China. Através da própria sociedade vem acontecendo esse caos. É através da própria pessoa. A ajuda ao país parte de você.”, afirmou.