Criado há duas semanas em Ilhéus, o Balcão de Emprego já está em pleno funcionamento através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS). O objetivo do programa é recrutar, cadastrar e selecionar candidatos às vagas de emprego oferecidas por empresas, oportunizando condições mais reais de inserção no mercado de trabalho.
O programa atua como mediador de trabalhadores e empresas. O titular da pasta, Jamil Ocké, explica que a SDS faz um trabalho de prospecção de vagas, fortalecendo o contato com os empresários locais. Além de atuar na seleção de currículos, o programa orienta sobre as noções para elaboração do currículo, apresentação pessoal e postura profissional. O candidato também é direcionado para os cursos de capacitação oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). “Não recrutamos apenas currículos, pois entendemos que a qualificação profissional é fundamental” ressalta.
Ocké afirma que alguns candidatos encaminhados através do Balcão do Emprego já conquistaram a tão sonhada vaga no mercado de trabalho. O secretário explica que são selecionados cerca de três candidatos condizentes com o perfil procurado pela empresa no processo de seleção, a qual é realizada pelo empregador.
O interessado pode realizar o cadastro na sede da SDS, localizada na Rua Mário Alfredo, s/n, centro, das 8 às 14 horas. No ato da inscrição, deve apresentar CPF, carteira de identidade, carteira de trabalho, PIS/PASEP (se tiver), título de eleitor, e o Número de Identificação Social (NIS), registro de cadastro atribuído às pessoas que são beneficiadas por algum projeto social.