Nos últimos anos, os brasileiros têm passado por grande mudança de mentalidade. Em 2010, foi aprovada a Lei 12.305/2010, que define 2014 como o prazo final para a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos pelos municípios e seus gestores, o povo terá que aprender a lidar com o lixo que produz. Em Ilhéus, a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Ilhéus (Coolimpa) protagoniza este processo, estreitando a relação entre os poderes privado e público e sociedade civil e fazendo de Ilhéus uma referência para as cidades vizinhas no quesito reciclagem.
No programa O Tabuleiro desta manhã (03), Conquista FM105,9, a doutoranda em Educação Ambiental Maria Luiza Heine, professora da Faculdade de Ilhéus, relatou ao comunicador Vila Nova os detalhes da coleta seletiva que acontece na cidade através do Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
A entrevistada ainda nos falou sobre o seu encantamento em relação aos catadores que tem conhecido, da importância destas pessoas para a sociedade. Segundo a professora, podem ser consideradas exemplos a serem seguidos. As empresas que desejam fazer parte da coleta seletiva em Ilhéus, podem ligar (73)8803-8546 ou enviar um e-mail para mlheine@oi.com.br e conversar com a própria Maria Luiza Heine.
Clique e ouça a entrevista na íntegra.