Mais uma obra que pode ser travada pelas questões ambientais: Duplicação da BR415 e o inicio das Obras da nova ponte Pontal

O mês de junho começou com noticias desagradáveis para o Sul da Bahia. No póximo dia (06) o Governador Jaques Wagner estaria em Ilhéus para anunciar as obras de construção da nova ponte, no entanto, “entraves ambientais“, ainda não claros e relacionados à ponte, fizeram com que o ato fosse transferido para o dia (29) deste mês. Wagner também viria à cidade para anunciar a concessão da área destinada à Bahia Mineração, um novo passo para a implantação do Projeto Intermodal Porto Sul.

Para os órgãos ambientais e as ONGs radicais não podemos sacrificar nenhum espaço onde se encontram algumas espécies, mesmo que seja para realizar uma grande obra de infraestrutura. – Milhares de vidas humanas podem ser ceifadas em acidentes fatais na BR 415 pela falta de segurança e lá não vejo nenhuma ONG protestando e exigindo melhor qualidade e segurança. No entanto, bastou encontrar um ninho de ratão do brejo na trajetória do projeto de duplicação entre Ilhéus e Itabuna para reunir dezenas de ambientalistas exigindo do Ministério Público que suspenda a obra!

Segundo o diretor geral do Derba, o sul baiano Saulo Pontes, a “duplicação da BR 415 entre Itabuna e Ilhéus este ano só vai acontecer se a licença ambiental sair até agosto”. A declaração foi dada durante o evento “Seminário Regionais Urbanos” da Sedur realizado em Ilhéus na quarta-feira(29) ao Blog tempo Presente.  

O engenheiro que atua a 37 anos no Derba é daqueles que não desiste nunca, mais está preocupado com a demora da aprovação da licencia ambiental.

“O projeto mudou 4 vezes em 13 anos, era inicialmente do governo da Bahia, passamos o projeto para o governo federal e corre o risco de perder o recurso do PAC 2 se a obra não for licitada até novembro”. alertou.

Saulo afirmou que para atender as exigências dos órgãos ambientais mudou a pista para a outra margem do rio e deslocou parte do trajeto, onde prevê quatros pontes sobre o Rio  Cachoeira.

O dirigente sugeriu uma mobilização regional envolvendo prefeitos, deputados, e sociedade civil para pressionar a liberação da licença ambiental até o mês de agosto.

http://www.photossintese.blog.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *