HÁ SETE ANOS O COLO COLO FOI CAMPEÃO BAIANO PROFISSIONAL DE FUTEBOL

Equipe campeã em 2006
Equipe campeã em 2006

O Colo Colo de Futebol e Regatas está sediado em Ilhéus, litoral da Bahia, e foi fundado em 3 de abril de 1948 por um grupo de esportistas amadores da alta sociedade do Estado (por um grupo de desportistas liderado por Airton Adami para disputar a semana inglesa, competição que, aos sábados lotava o Estádio Mário Pessoa, então um dos maiores do País. A semana inglesa era um torneio promovido pelo sindicato dos comerciantes). Eles pretendiam disputar torneios amadores de futebol que, aos poucos, tomavam conta do Brasil.

O nome da agremiação foi escolhido em homenagem ao homônimo chileno, uma das sensações do continente na década de 50. Já o uniforme da equipe – camisa amarela e azul, calção amarelo e meiões das duas cores – foi imitado de outro importante time da América do Sul, o Boca Júniors, da Argentina.

Nas duas primeiras décadas de existência, o clube disputava apenas partidas e campeonatos amadores na própria cidade litorânea onde está localizado, tanto que o time é tetracampeão ilheense de forma consecutiva, de 1958 a 1961.

O Colo Colo estreou no Campeonato Baiano em 1968, mas não fez boa campanha e acabou desclassificado ainda na primeira fase. Com a pífia participação, o Tigre voltou para a divisão inferior da competição estadual.

Fora da elite do futebol baiano e com poucos recursos financeiros, o time de Ilhéus voltou ao ostracismo e, por vários anos, permaneceu longe dos torneios profissionais, até retornar as competições oficiais no final da década de 90.

Em 1998, o Tigrão disputou a primeira edição da Copa da Bahia, competição secundária no Estado, mas foi em 1999 que o time voltou a repetir os bons desempenhos. Neste ano, se sagrou campeão da segunda divisão baiana, após bater o Fluminense de Feira de Santana na final.

Com campanha mediana em seu retorno ao primeiro escalão, o Colo Colo obteve uma vaga na Campeonato Brasileiro da Série C e participou da competição pela primeira vez em sua história, mas acabou eliminado na primeira fase.

O grande feito do clube baiano aconteceu em 2006, um ano inesquecível para os torcedores e moradores de Ilhéus. A cidade parou após o último jogo da final do Campeonato Estadual, tendo como vencedor o time litorâneo.

A equipe fez ótima campanha durante todo o certame e encarou na decisão o tradicional Vitória. Na primeira partida, triunfo do Colo Colo por 4 a 3, em casa. No segundo jogo, ganhou novamente, desta vez por 4 a 2 e se sagrou campeão Baiano, tirando o título das mãos de Vitória e Bahia depois de 37 anos.

MASCOTE

A mascote do Colo Colo baiano é um Tigre. O animal foi escolhido por ser símbolo de força, raça e persistência, características necessárias para vencer e superar obstáculos. O símbolo está presente também no escudo do clube e a agremiação é carinhosamente chamada por sua torcida de Tigrão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *