Prefeitura Municipal de Ilhéus

Prefeitura intensifica melhoria nas estradas vicinais de Ilhéus

Paulo Goulart assume secretaria de Infraestrutura

Ilhéus participa de debate sobre a criação de regiões metropolitanas

“São João É Praia e Forró” contará com grandes atrações musicais

Prefeitura intensifica melhoria nas estradas vicinais de Ilhéus

Desde segunda-feira (7) a Secretaria de Ações Regionais iniciou uma nova etapa de manutenção da estrada de Sambaituba, zona rural de Ilhéus. A iniciativa segue calendário de melhorias das estradas vicinais que ligam o município. Segundo explicou o titular da pasta, Angelito Dias, a manutenção da estrada que dá acesso a Sambaituba será estendida até o acesso de Ribeira das Pedras, atendendo a reivindicação dos moradores.

A melhoria das estradas inclui encascalhamento e patrolamento e conta com o apoio de retro escavadeiras, rolos-compressores e de uma patrol. O cronograma que beneficia as estradas da zona rural, ainda de acordo com Angelito, beneficiou recentemente as estradas de Castelo Novo, Lagoa Encantada, Lagoa Pequena e Tibina, onde as equipes da secretaria também realizaram encascalhamento e patrolamento.

Segundo o secretário Angelito Dias, com o fim das constantes chuvas que se abateram no Município, as equipes de manutenção começaram a intensificar os trabalhos de conservação das estradas vicinais. Durante o período chuvoso as máquinas passaram por manutenção e agora retornaram ao trabalho nos mais de mil quilômetros das estradas municipais.

Informa, Angelito Dias, que a patrulha mecânica da Secretaria de Ações Regionais ganhará um importante reforço com a nova máquina motoniveladora (patrol) enviada pela Companhia de Ações Regionais (CAR). O equipamento foi destinado a Ilhéus por indicação da senadora Lídice da Mata. A máquina, adquirida pelo Governo Federal, foi transferida para o Governo do Estado da Bahia, e posteriormente enviada a Ilhéus. A máquina foi entrega nesta segunda-feira (13) e após a liberação técnica entrará em funcionamento.

Paulo Goulart assume secretaria de Infraestrutura

O arquiteto Paulo Goulart, então responsável pela análise de projetos da Secretaria Municipal de Planejamento, Indústria e Comércio passa a responder interinamente pela secretaria de Infraestrutura, que vinha sendo gerida pelo técnico em planejamento Marconi Queiroz. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (13) pelo prefeito de Ilhéus, Newton Lima durante reunião com titulares das secretarias em seu gabinete, no Palácio Paranaguá.

Paulo Goulart, que assume o cargo de secretário de obras pela terceira vez, ingressou no serviço público municipal em maio de 1983. Goulart respondeu pelas secretarias de Infraestrutura no período de setembro de 2007 a dezembro de 2008 e novamente durante janeiro a dezembro de 2009. Na pasta de Planejamento, o secretário interino já respondeu pelos cargos de assessor de planejamento e assessor de projetos especiais.

Atualmente, Paulo Goulart integra uma equipe de servidores públicos responsável em “Pensar a Ilhéus do Futuro”, segundo explicou o secretário de Planejamento, Indústria e Comércio, Alisson Mendonça. O grupo, denominado “Escritório Gerenciamento de projetos”, conta com arquitetos, engenheiros e outros profissionais e vem viabilizando a elaboração e inserção de diversos projetos do município em programas do Governo Federal.

Segundo explicou Paulo Goulart, vários desses projetos estão em fase de análise, a exemplo do programa Habitacional Minha Casa, Minha Vida. “Dois novos projetos do Minha Casa, Minha Vida para Ilhéus estão em fase de análise e no que diz respeito a empreendimentos particulares, se encontram em análise na secretaria de Meio Ambiente projetos para dois novos condomínios residenciais e outro referente ao G Barbosa”.

Ainda nesta terça-feira (14), o secretário Paulo Goulart e a secretária da Educação, Lidiney Campos, realizam uma inspeção nas obras que estão sendo realizadas nas diversas escolas da rede municipal. Outra inspeção a ser realizada por Goulart é no conjunto de obras nos morros de Ilhéus, que faz parte da liberação da verba de R$ 10 milhões pelo Ministério da Integração Nacional.

Ilhéus participa de debate sobre a criação de regiões metropolitanas

Por iniciativa da Subcomissão de Desenvolvimento Urbano da Assembléia Legislativa do Estado da Bahia, presidida pela deputada Maria Del Carmen, comemorando os 10 anos do Estatuto das Cidades, foi realizado Seminário de Estudos sobre os Critérios para a Instituição de Regiões Metropolitanas, dentre as quais a proposta para a região Sul. Com a participação dos deputados Marcelino Galo, Cacá Leão, Carlos Geilson, Ivana Bastos, Graça Pimenta e Joseildo Ramos, foram proferidas duas palestras sobre o assunto, pelos técnicos Graça Torreão (Sedur) e Edgard Porto (SEI), seguido de discussão entre os participantes, dentre os quais o presidente do CREA-Ba, Jonas Dantas; presidente dos Sindicatos dos Engenheiros da Bahia, Ubiratan Felix; do presidente do Instituto de Arquitetos da Bahia, Daniel Colina, e representantes de vários segmentos sociais.

Dentre os municípios convidados, apenas o de Ilhéus participou, representado pelo Chefe de Gabinete, José Nazal Pacheco Soub, indicado pelo prefeito de Ilhéus, Newton Lima, acompanhado por Guarani Valença Araripe, arquiteto/urbanista com larga experiência no assunto, responsável pelos estudos da área de implantação do futuro aeroporto de Ilhéus.

Para José Nazal, o encontro foi bastante importante uma vez que as discussões devem ter o aspecto técnico e jurídico, não somente se atendo aos limites territoriais, sendo necessária uma discussão com planejamento integrado entre os municípios superando os aspectos políticos. Durante o evento foram apresentados o marco regulatório para a criação das regiões metropolitanas, os projetos já analisados e, inclusive com duas opções para o Sul da Bahia, através da representante da Sedur, e também apresentadas informações sócio-econômicas e de logística com os pontos negativos e positivos através do representante da SEI.

Ao final do encontro, a Deputada Maria Del Carmem informou que será apresentada na Subcomissão de Desenvolvimento Urbano a proposta para que sejam realizadas audiências públicas nas regiões onde se pretende criar as regiões metropolitanas, citando as cidades de Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus e Itabuna, Jequié, Teixeira de Freitas, Porto Seguro e Eunápolis.

“São João É Praia e Forró” contará com grandes atrações musicais

O “São João É Praia e Forró”, que será realizado no Parque de Exposições, na rodovia Ilhéus/Canavieiras, no período de 23 a 28 deste mês, contará com a participação de grandes atrações do forró nacional. O evento, que integra as comemorações alusivas aos 477 anos de fundação e aos 130 anos de elevação à categoria de cidade, deverá atrair turistas de vários pontos da Bahia e do Brasil. Com o objetivo de valorizar, difundir e estimular uma das mais populares manifestações culturais do Nordeste, o “São João É Praia e Forró”, promovido pela Prefeitura de Ilhéus, em parceria com o Governo do Estado, também contará com um animado concurso de quadrilhas.

Entre as principais atrações definidas para o São João de Ilhéus, destacam-se os grupos Fala Mansa, uma das maiores bandas de forró do Brasil, e Estakazero, que há cerca de 10 anos leva para todo o país o melhor do forró baiano. Também estarão presentes na festa junina do município atrações de grande prestígio junto ao público, como Lordão, Caviar com Rapadura, Mel de Forró, Xote Apimentado, Circuito do Forró, Zabumbahia e Cheiro de Forró.

O “São João É Praia e Forró” contará ainda com Dorgival Dantas, Adelmário Coelho, Márcio Santos, Edu e Maraial, Zelito Miranda, Forrozão Kueka de Pakito, Bebeto e Banda, Luiz Bob e os Gonzaga, Itassucy e Forrozão Balaio de Gato, Forró Mais Eu, Rodrigo & Alessandro, Acarajé com Camarão, Xote Apimentado e Forró Gonzaguiando, entre outros. A festa, que promete ser uma das mais animadas dos últimos tempos, deve começar todos os dias por volta das 22 horas e alcançar as primeiras horas do dia seguinte.

Parque de Exposições – Para transformar o Parque de Exposições num aconchegante arraial, o lugar receberá várias intervenções até o início da festa junina deste ano. De acordo com o secretário municipal de Turismo, Paulo Moreira, o Parque será beneficiado, entre outros, com serviços de drenagem, limpeza do canal, reforço do sistema de iluminação e poda de árvores e da grama local. “Graças ao esforço do prefeito Newton Lima e do apoio da Bahiatursa, teremos mais uma vez um grande São João, capaz de atrair um público médio de 20 a 25 mil pessoas por noite”, espera Moreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *