A maior aproximação entre a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e a Prefeitura de Ilhéus foi o principal tema da reunião entre Prefeito Jabes Ribeiro e o diretor do órgão, Helinton José Rocha, na manhã desta terça-feira, 07, no Palácio Paranaguá. “A Ceplac tem uma relação histórica com Ilhéus, com a região, e, vamos, sem dúvida, naquilo que a gente puder colaborar, trabalhar para fortalecer a nossa produção e nossa economia, promovendo o desenvolvimento, não apenas de Ilhéus, mas de todo o sul da Bahia”, destaca o prefeito Jabes Ribeiro.
Para o diretor da Ceplac, a maior aproximação entre as instituições é importante para o desenvolvimento de projetos que potencializem a diversidade produtiva da região. “Essa disposição para o trabalho conjunto amplia e fortalece a cadeia produtiva sul baiana”, comenta Rocha. Para ele, as possibilidades de investimentos em diferentes culturas, como a produção do cacau e do chocolate, a piscicultura e a apicultura, permitem a região enfrentar os momentos de crises econômicas.
O encontro contou também com a participação do diretor geral do Instituto Biofábrica do Cacau, Henrique de Almeida, do diretor do Centro de Extensão da Ceplac, Sergio Murilo Menezes, e da titular da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado da Bahia, Virginia Hagge. Na ocasião, os gestores discutiram sobre a implantação de um Parque Tecnológico capaz de dar suporte a toda a cadeia produtiva da agricultura e piscicultura regionais. “A Ceplac tem condições de prestar esta assistência técnica”, afirma o diretor.
Aspectos como a destinação da produção, o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação como fator de desenvolvimento e que colabore com a educação popular também foram destacados na reunião. Os gestores também debateram sobre a importância da promoção de programas voltados para a capacitação técnica e o estímulo aos jovens a se interessarem e investirem na economia agrária.