Entre os dias 11 e 24 de maio o Museu a Céu Aberto da Praia do Forte terá atividades culturais e momentos interativos com a comunidade local
Praia do Forte, 06 de maio de 2013 – O Museu a Céu Aberto da Tartaruga Marinha do Projeto TAMAR, na Praia do Forte, em Mata de São João, terá uma vasta programação durante a 11ª Semana Nacional dos Museus, que acontece entre os dias 11 e 24 de maio (veja programação em anexo). Promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em 1.252 instituições de todo o país, o evento terá como tema deste ano Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social.
O evento está integrado ao programa Tamar Cultural, que tem patrocínio da Vivo e do Governo do Estado da Bahia, através do FazCultura. Está inserido na programação o show de lançamento do CD Sapeca Musical do compositor e instrumentista Zéu, com participação de Armandinho Macêdo, dia 24 de maio, às 21 horas. A segunda atração da noite é a banda Nectar Brasil, grupo da comunidade de Diogo, no Litoral Norte
Na Semana de Museus do TAMAR acontecerão atividades culturais e educativas, tais como exposições, atividades literárias, oficinas, vídeos, música, teatro, e visitas orientadas. O evento é direcionado ao público visitante em geral, moradores das comunidades locais, escolas e universidades.
“A semana é para todos aqueles que queiram aprender sobre tartarugas marinhas e conhecer o trabalho desenvolvido pelo Projeto TAMAR há mais de 30 anos, envolvendo as comunidades litorâneas”, explica o gestor do Museu Aberto da Tartaruga Marinha, Gonzalo Rostán.
O Museu a Céu Aberto da Praia do Forte participa da Semana Nacional de Museus desde 2009. A cada ano o TAMAR vem integrando outras unidades de visitação, espalhadas pelo Brasil, à mobilização nacional do Ibram. Além da Praia do Forte, os museus de Florianópolis (SC), Ubatuba (SP), Aracaju (SE), Fernando de Noronha (PE), Guriri (ES), Regência (ES) e Almofala (CE) também participam da 11ª Semana Nacional dos Museus.
Inclusão das comunidades – O Museu a Céu Aberto da Tartaruga Marinha é uma vitrine do Projeto TAMAR, que traz ao público um pouco do que é realizado pela instituição em prol da conservação das tartarugas marinhas, do ambiente marinho e da inclusão social e melhoria da qualidade de vida das comunidades em suas áreas de atuação.
De acordo com Gonzalo Rostán, o objetivo principal da programação é sensibilizar, educar e buscar o apoio de todos os setores da sociedade. “A programação foi desenvolvida em torno do tema da Semana de Museus, adequada à realidade das comunidades onde os museus estão inseridos. Foram criadas atividades para vários públicos e faixas etárias”, destaca o gestor.
O TAMAR desenvolveu a programação para mais uma vez prestigiar a comunidade, por entender que ela é um dos atores principais e fundamentais para a existência e o funcionamento do projeto. É esperada a participação do público das escolas locais e de toda a Região Metropolitana de Salvador, de ensino fundamental e médio, e de um maior número de visitantes devido à divulgação nacional do evento.
Mais informações pelo telefone (71) 3676-0321 e ou pelo e-mail centrodevisitantes@tamar.org.br.