Prefeitura Municipal de Ilhéus

Ifba de Ilhéus deverá entrar em funcionamento no próximo semestre

Programação do Dia do Trabalhador terá show em prol da Santa Casa de Misericórdia

Grupo de idosos do Cadhi realiza atividade com abrigo São Vicente

Ilhéus promove II Expopampa Especializada da Bahia

Ifba de Ilhéus deverá entrar em funcionamento no próximo semestre

A unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), construída na rodovia Jorge Amado (BR-415), em Ilhéus, deve entrar em funcionamento no segundo semestre deste ano. A informação foi dada na manhã desta quinta-feira (14) pela reitora da instituição, professora Aurina Santana, durante audiência concedida pelo vice-prefeito do município, Mário Alexandre. Além de acertar os últimos detalhes para o início das atividades da escola técnica, a reitora também aproveitou o encontro para apresentar ao governo municipal dois membros da equipe que vai trabalhar em Ilhéus: o diretor-geral José Roberto Costa e a diretora de ensino Roseana Leite.

Na oportunidade, o vice-prefeito Mário Alexandre destacou a importância do Ifba para o setor educacional de Ilhéus e, consequentemente, para o futuro da juventude do município. “Com a vinda desta unidade, materializamos um sonho antigo da nossa população. Com ela, teremos um ensino técnico-profissional de qualidade visando atender às principais demandas profissionais existentes no mercado de trabalho”, comentou. Durante a reunião, Mário Alexandre garantiu à reitora Aurina Santana, atendendo orientação prévia do prefeito Newton Lima, que as últimas contrapartidas assumidas pela Prefeitura serão cumpridas no menor espaço de tempo possível. “Para isso, dentre outras medidas, estaremos visitando, com a presença do nosso prefeito, a unidade do Ifba na próxima terça-feira (26), a partir das 15 horas”, informou.

A unidade do Ifba de Ilhéus possui 11 salas, laboratório de informática, auditório, biblioteca, refeitório, banheiros, estacionamento e espaços administrativos. Numa segunda etapa, prevista para ser iniciada a partir do ano que vem, deverá ser construído um amplo e moderno ginásio de esportes. Entre os cursos previstos, definidos durante a realização de duas grandes audiências públicas, destacam-se, entre vários outros, os de informática, segurança do trabalho, eletroeletrônica e licenciatura em informática. Realizada no gabinete do prefeito, no Palácio Paranaguá, o encontro também contou com a presença dos secretários municipais da Educação, Lidiney Campos; da Segurança, Transporte e Trânsito, Marcelo Barreto; da Infraestrutura, Marconi Queiróz; e da Administração, Antônio Bezerra.

Reestruturação – Em todo o país, após uma ampla reestruturação, os Centros de Educação Federais, conhecidos antigamente como Cefets, transformaram-se em Institutos Federais de Educação Tecnológica. As unidades visam oferecer educação profissional e tecnológica em todos os níveis e modalidades. A instituição opera desde a formação básica, passando por cursos de nível médio, até a graduação e pós-graduação. Atualmente, dispõe de graduações, como Administração, Engenharia Elétrica e Engenharia Industrial Mecânica, e de pós-graduações, como mestrado em Engenharia Mecânica.

A Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, no Estado da Bahia, instituiu-se no ano de 1910, a partir da instalação da primeira Escola de Aprendizes Artífices, na cidade de Salvador, oferecendo cursos nas oficinas de alfaiataria, encadernação, ferraria, sapataria e marcenaria. A Escola funcionou no Centro Operário da Bahia, no Pelourinho. Posteriormente, passou para o Largo dos Aflitos e, após 16 anos, em 1926, teve a sua sede inaugurada no Barbalho, passando a contar também com oficinas nas áreas de artes gráficas e decorativas.
No decorrer dos anos, a instituição de ensino técnico passou por algumas modificações, recebendo, inclusive, outras denominações, como Liceu Industrial de Salvador, em 1937; Escola Técnica de Salvador (ETS), em 1942; Escola Técnica Federal da Bahia (ETFBA), em 1965; e Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (Cefet-Ba) a partir de 1993, resultado da fusão entre o Centec (Centro de Educação Tecnológica da Bahia) e a ETFBA. Finalmente, a partir de 2008, a entidade recebeu o nome de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba).

Programação do Dia do Trabalhador terá show em prol da Santa Casa de Misericórdia

A Força Sindical Regional Sul, com o apoio da Prefeitura de Ilhéus e da Câmara de Vereadores, promove nos dias 30 deste mês e 1º de maio, uma série de eventos para marcar a passagem do Dia do Trabalhador (1º de Maio) na cidade. O evento, que tradicionalmente é realizado na avenida Litorânea Norte, no bairro do Malhado, terá em sua programação um show beneficente em prol da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, no sábado (30), a partir das 16 horas. A entrada será permitida mediante a entrega de um quilo de alimento não perecível e/ou produto de limpeza.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos de Ilhéus (Sinsepi), Luiz Claudio Machado, vários artistas locais já estão confirmados para o show beneficente, entre eles, Benner, Renner, Keketa, Nozinho, Abdias e a banda Top Gan. Já no domingo, dia 1º de maio, data em o Brasil comemora o Dia do Trabalhador, a programação será iniciada às 9 horas e vários serviços serão disponibilizados à população. “Corte de cabelo, manicure, massagem e cadastramento e regularização do Programa Bolsa Família são alguns dos serviços que estarão à disposição dos ilheenses”, afirmou.

Ainda durante o dia 1º de maio, vários serviços de saúde serão oferecidos gratuitamente, a exemplo de palestras sobre drogas, distribuição de preservativos, teste de glicemia, estandes com palestras sobre drogas e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), exame preventivo e serviços odontológicos na Unidade Móvel Odontológica (Odontomóvel). A avenida Litorânea Norte também será palco da praça esportiva, onde várias competições de judô, futebol e futvôlei serão realizadas simultaneamente durante toda a manhã do dia do trabalhador.

Pela tarde, a partir das 14 horas, vários músicos regionais sobem ao palco do evento para agitar o público presente. “Mais de 20 artistas já confirmaram presença para a tarde musical, que contará, mais uma vez, com a distribuição de diversos brindes, como cestas básicas e aparelhos eletrodomésticos”, salientou Luiz Cláudio Machado.

A Força Sindical Regional Sul Bahia é composta pelos Sindicatos dos Taxistas, dos Servidores e Funcionários Públicos de Ilhéus (Sinsepi), Trabalhadores em Hotéis, Pousadas, Bares, Restaurantes e similares (SindHotel), Frentistas do Estado da Bahia, Guardas Municipais, Colônia Z-34, Comerciários, Portuários, Trabalhadores da Construção Pesada da Bahia e Radialistas.

Grupo de idosos do Cadhi realiza atividade com abrigo São Vicente

Os idosos participantes do grupo “De Bem com a Vida”, do Centro de Atendimento do Diabético, Hipertenso e Idoso (Cadhi) de Ilhéus realizaram nesta quinta-feira (14), um café da manhã especial com os idosos do Abrigo São Vicente de Paulo, no bairro da Conquista. A partir das 8 horas, os grupos participaram de atividades de alongamento e dança com muita música de ritmos variados.
Ednajara Pinheiro, educadora física que trabalha há três anos com o grupo do Cadhi, diz que essa atividade de integração com os idosos acontece uma vez por mês, sempre nas quintas-feiras. “Essa é uma maneira de trazer alegria e mais realidade ao idoso interno, através de atividades conjuntas com idosos mais ativos”, explicou.
A educadora física informou, ainda, que além do café da manhã e das dinâmicas, os participantes do grupo “De Bem com a Vida” realizaram uma campanha para arrecadar alimentos, que já foi entregue ao abrigo. Participaram também do evento desta quinta-feira os alunos da Faculdade de Ilhéus, que através de uma parceria com o Cadhi, desenvolvem atividades como esta para as disciplinas de Saúde Coletiva e Saúde do Idoso.
Para a assistente social do abrigo, Magda Groman, esse tipo de integração é extremamente positiva, e ajuda os idosos moradores do abrigo que possuem autoestima baixa e que, em alguns casos, apresentam quadros de depressão. “Eles se sentem renovados ao ver pessoas da idade deles ainda ativos e com muita alegria a oferecer”. Magda explicou que o abrigo está aberto a visitantes e que também necessita de doações dos mais diversos tipos. “Todas as arrecadações são bem vindas, mas fraldas geriátricas, alimentos e objetos de higiene pessoal são de grande utilidade”. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (73) 3634-1906.

Ilhéus promove II Expopampa Especializada da Bahia

Será realizada de 21 a 24 de abril, no Parque de Exposições de Ilhéus, a II Expopampa Especializada da Bahia. O evento conta cotará com mais de 180 equinos, trazidos por cerca de 50 criadores dos estados da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco. A exposição é ranqueada e as pontuações obtidas pelos criadores e animais em Ilhéus somam pontos para a exposição nacional.
Segundo o presidente da Associação Ilheense de Criadores (AIC), João Bittencourt Neto, participam da Expopampa animais de qualidade comprovada através de registro definitivo emitido pela Associação Brasileira do Cavalo Pampa (ABC Pampa). Explica Bittencourt, que o cavalo pampa é um animal dócil e tem como características a beleza exótica, a comodidade, a performance para passeios, montarias e cavalgadas, e a marcha picada.
Atualmente o cavalo pampa é um dos equinos mais valorizados comercialmente, com um valor médio de R$ 30 mil para os top de linha, cujo mercado se encontra em franca expansão. No sábado (23), às 20 horas, será realizado um leilão virtual (transmissão ao vivo) pelo Canal do Lance, no qual serão oferecidos reprodutores, matrizes, potros e cavalos de sela pampa, mangalarga e mangalarga marchador. Os pré-lances estão disponíveis desde quarta-feira (13), através do site www.canaldolance.com.
Além do leilão, também será promovido um shopping do cavalo pampa, bem como exposição e vendas de ovinos (carneiros e ovelhas) e equinos de outras raças. Informa João Bittencourt, que durante os dias da Expopampa o Parque de Exposições de Ilhéus montou uma infraestrutura adequada para receber os visitantes, com bares e restaurantes, cabana universitária, parque infantil e comércio de artigos e insumos rural.
O cavalo pampa – Baseada no padrão genético dos cavalos de raça nacional, o objetivo dos criadores pioneiros foi o de formar o cavalo pampa brasileiro de sela, com funções específicas no esporte e no lazer, aliando a beleza e a função para atender um mercado imensurável de usuários. Atualmente, a ABC Pampa conta com mais de 500 criadores em seu quadro efetivo de associados e 3.500 animais oficialmente cadastrados no Registro Genealógico.
Explica o criador Luís Sérgio Andrade que o pPampa conquistou fama mundial ao desempenhar seu papel de “bandido” nos filmes americanos de western e de guerra entre exércitos e índios. Montados pelos índios, geralmente a pelo, esses cavalos coloridos, autênticos mustangs das pradarias americanas, ainda hoje encantam olhares de milhões de telespectadores em todo o mundo, seja pela beleza de sua pelagem e conformação, pela coragem, a velocidade, a agilidade. Realidade hoje também no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *