Acima da expectativa à sessão especial alusiva as comemorações pelo Dia do Cacau, realizada pela Câmara Municipal de Ilhéus, na quarta-feira ( 27/03) Com um plenário rico de personalidades e autoridades ligadas à nossa cacauicultura, além de pessoas interessadas e atentas ao importante evento.
Os presentes ouviram os mais diversos oradores que teceram comentários, abalizadores, sobre a nossa cacauicultura e, evidentemente, sobre a importância do cacau brasileiro, em especial, o da região sul, no contexto econômico local, regional, nacional e mundial. A exemplo de : José Vivaldo Mendonça – Diretor da Companhia de Ação Regional – CAR), representando o governo do estado; Milton Andrade ( Presidente do Sindicato Rural de Ilhéus); Jorge Carilo Pinto( Vice-presidente da Associação dos Produtores de Cacau); Sebastião Vivas (Secretário de Agricultura e Pesca do Município de Ilhéus); Agdo Muniz ( Presidente do IPC-Instituto Pensar Ilhéus): do vereador e cacauicultor Alisson Mendonça: do vereador Gedeon Farias- o popular Dero ( PT) representando a Coofasulba, – primeira cooperativa no sul da Bahia que fabrica e comercializa achocolatado de ótima qualidade e, do propositor do evento, vereador Ivo Evangelista(PRB ), que agradeceu a presença de todos os convidados e pessoas presentes. Externou sua , imensa, preocupação quanto a falta do “ ISO”, isto é, do selo de qualidade do cacau baiano. “ É, inexplicável, que outros produtos da nossa terra tenha selo de qualidade . Cito, aquí: o café, o leite, o queijo, mamão, laranja, e tantos outros, mas, o nosso cacau, não. Vou cobrar sempre das nossas autoridades que corrijam essa terrível injustiça – enfatizou.
Não deixou de preocupar, os presentes, quando um dos palestrantes, lembrou o que aponta a Organização Internacional do Cacau ( ICCO ) de que haverá um déficit mundial do fruto nos próximos dois anos em função de pragas, doenças e envelhecimento das plantações e, evidentemente, dos cacauicultores e jovens que não querem assumir as plantações.
Contudo, algumas autoridades, elogiavelmente, otimistas, acreditam que o cacau produzido no País e, por ser, de excelente qualidade, continuará por décadas, referência mundial. O Brasil vai continuar desenvolvendo grãos de cacau mais resistentes e melhores, graças ao valor, extraordinário, do mercado de chocolate.
A sessão especial em comemoração ao Dia do Cacau, pelo que demonstraram os presentes, “o cacau terá muito e muito o que se comemorar “ frisou José Carlos Maltez ( Presidente do APC-Cooperativa).
ASCOM-CMI