O legislativo ilheense está demonstrando de maneira, clara e inconteste, sua imagem de pureza democrática e aberto às questões plurais da nossa sociedade. A cada sessão, nota-se o aumento significativo de requerimentos, indicações, moções e projetos, todos , imperiosamente necessários e significativos ao nosso povo. Notável exemplo do que acima expomos, fora a entrega na Comissão de Justiça e Transporte da Câmara, na sessão da última, quarta-feira (20), presidida pelo vereador-presidente – Josevaldo Machado(PCdoB), popularmente chamado de Dr.Jó – o Projeto de Lei, nº 036, de autoria do vereador Luiz Carlos dos Santos(Escuta)PP , que “dá nova redação ao artigo 4º da Lei nº 2.939, de 27 de novembro de 2001, regulamentando a concessão de gratuidade à pessoa com idade superior e/ou igual aos 60(sessenta) anos no sistema de transporte coletivo do município.” No Artigo 2º- “Fica o Município de Ilhéus, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e as empresas do setor que operam no município, a se adaptarem ao disposto nesta lei, no prazo de 180 (cento e oitentadias)”.
Segundo entendimento do vereador Escuta, este novo projeto ou emenda, visa corrigir uma enorme injustiça para com os idosos do município de Ilhéus, visto que não gozam do que explicíta o Estatuto do Idoso criado em 2003 e da Lei Estadual de 2004, que dispõe sobre Política Estadual do Idoso que, define também, em seu artigo 2º, como pessoa idosa, toda pessoa maior que 60(sessenta)anos. Além desta justificava “os meus eleitores idosos, seus filhos e netos cobravam de mim essa atitude, afim de se corrigir tamanha injustiça”, enfatizou o vereador.
Outro projeto, não menos importante para a comunidade ilheense e, deverasmente, necessário é o de nº 037/2013 em que – Institui a Semana de Conscientizaçao dos Direitos dos Animais no Município de Ilhéus. Segundo o seu autor, vereador Ivo Evangelista(PRB) inspirou-se na seguinte frase: “A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados”- (Mahatma Gandhi). Justificou, ainda, o parlamentar que” proteger a fauna e flora, atualmente, é mais do que um discurso ecológico e a importância de se instituir a “a Semana de Conscientização dos Direitos dos Animais, está diretamente ligada com a necessidade de se reconhecer que todos têm direito à vida, independentemente da forma que esta se assume.”