Com o slogan “Dividindo experiências, multiplicando resultados”, a 54ª Convenção Nacional do Comércio Lojista é organizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), pela FCDL BA (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado da Bahia) e pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Salvador. O evento é considerado o maior do varejo nacional e reúne mais de quatro mil lojistas de todo o país com um objetivo em comum: o aprimoramento pessoal e empresarial. A convenção está sendo realizada na Costa do Sauípe, na Linha Verde, a 76 km de Salvador.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus, Paulo Ganem, e a mulher, a também empresária Katiana Ganem, participam desde a última quarta-feira (17) do evento, representando o município de Ilhéus. “Esta convenção é de extrema importância que não podemos ficar de fora. Assistimos aqui palestras de alto nível, que nos trazem um aprendizado fantástico para colocarmos em prática nos negócios e, assim, alavancarmos cada vez mais o varejo em nosso estado e em nosso país. Sem contar a possibilidade de network que é infinita. Espero que, no próximo ano, a gente consiga formar um grupo de lojistas de Ilhéus para participar e representar com mais força a nossa cidade, como fez a cidade de Jequié que trouxe 36 companheiros, e tantas outras que poderia citar como exemplo”, disse Paulo.
A abertura, na noite de ontem (17), foi marcada pela solenidade de entrega do Prêmio Mérito Lojista Nacional. Nesta quinta(18), os participantes assistiram a palestra “Cenário Econômico”. Após analisar o cenário eleitoral brasileiro, o economista e ex-ministro da Fazenda, Mailson da Nóbrega, afirmou que o Brasil não irá retroceder. Para Nóbrega, não há razão para desistir do Brasil, já que, apesar dos problemas atuais, a economia tem bases suficientes para manter o país no rumo. Na sequência, Mário Ponci, à frente do departamento de Expansão e Marketing da Chilli Beans, falou sobre como a empresa tornou-se um case de sucesso.
Renato Benhoeft foi o terceiro palestrante deste primeiro dia de atividades da convenção. Após classificar os tipos de empresas familiares, Benhoeft falou de alternativas para a continuidade da empresa e da importância dos donos deixarem a empresa ser continuada.