A Faculdade de Ilhéus reuniu presidentes de associações comunitárias locais durante um café da manhã, realizado na sexta-feira, na sede própria instituição, com o objetivo de apresentar um projeto de extensão do curso de Odontologia, que consiste no atendimento de saúde bucal a pessoas residentes no município. O evento contou com a participação do diretor-geral Almir Milanesi, da diretora-acadêmica, Sandra Milanesi, os secretários municipais de Desenvolvimento Social, Jamil Ocké, e da Indústria e Comércio, Roberto Garcia, e do diretor da rádio FM Conquista, Pastor Adilson Neves, entre outros.
Segundo o Prof. Fábio Silveira, coordenador do curso de Odontologia – o primeiro da região, os serviços já começaram a ser executados. “Estamos selecionando os pacientes e cadastrando-os. Os interessados devem dirigir-se ao 2º andar da sede da instituição, no horário das 8 às 12 e das 14 às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas, e falar com a funcionária Luciana”, informou.
A primeira turma do curso, no quarto semestre, já faz prática de Radiologia com a professora Patrícia Oliveira. “Depois de algumas semanas treinando procedimentos radiográficos, sob a minha supervisão, eles já estão aptos a tirar radiografias periapicais – que são imagens da anatomia do dente (coroa e raiz) e tecido ósseo que o rodeia.”.
Comunidade – Participaram do encontro, entre outros, Jorge Matos, da Associação de Moradores da Sapetinga, Manoel da Hora Conceição, do Nossa Senhora da Vitória, Maria do Socorro B. Malta, Silvio Roberto Santos e Maria da Conceição do S. Francisco, do Ilhéus II, Laís Lacerda da Silva e Irmã Josefa do Rosário, do Nelson Costa, Tácila Guimarães e Reinilson Soares, do Teotônio Vilela, e Odailson Lélis Aranha, do Hernani Sá.
Na oportunidade, Reinilson Soares, vice-presidente da Associação de Moradores do Teotônio Vilela e também coordenador do CSU (Centro Social Urbano), parabenizou o projeto de extensão da Faculdade de Ilhéus, “porque está indo além, está chegando aonde realmente precisa chegar a extensão das escolas de ensino superior. Colocamos o espaço da associação à disposição da faculdade”, afirmou.
“Quero ressaltar a importância e o papel sempre pioneiro da Faculdade de Ilhéus. Reforçamos essa parceria que já existe entre a faculdade e o Centro Social Urbano, no que tange ao Balcão de Justiça e Cidadania, que foi implantado e interrompido, em decorrência do próprio CSU. Nós precisávamos fazer reparos na instituição, o aspecto físico do local é que estava comprometendo”, explicou Reinilson.