Seminário debate objetivos de centro especializado em população de rua

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), realizou, na manhã desta quinta-feira, dia 31, um seminário integrado, no auditório da Justiça Federal, para apresentar e debater os serviços e objetivos do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), programa do governo Federal. Com o tema “Construindo Estratégias para Atendimento da População de Rua”, o evento contou com a participação de representantes de várias instituições como a Polícia Militar da Bahia, Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), Secretaria de Recursos Humanos da Presidência da República, Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, Instituto Pedro Melo, lideranças evangélicas, Conselho Tutelar, Guarda Civil Municipal, entre outros.

O Centro Pop tem como objetivo principal representar um espaço de referência para o convívio grupal e social da população em situação de rua, proporcionando vivências e o desenvolvimento de relações de solidariedade e autonomia. Segundo o secretário Jamil Ocké, “é necessária a participação e colaboração de todos os setores nesse processo para que o serviço seja efetivado com sucesso”. A sede do Centro Pop fica localizada na Avenida Candeias, N. 544, Bairro Conquista.

O atendimento do centro não pode ser caracterizado como abrigo e visa melhorar a vida dessas pessoas através do incentivo à busca da independência das políticas públicas. A coordenadora do serviço, Margareth Santana, afirmou que “este evento representa uma oportunidade de buscarmos parcerias como a sociedade civil para que essa população possa alcançar a sua dignidade”.

A equipe tem realizado buscas dessas pessoas em vários bairros como Iguape, Pontal, Nelson Costa, Nossa Senhora da Vitória, Conquista, Salobrinho, Banco da Vitória, Hernani Sá, Olivença, Ilhéus II, Teotônio Vilela, Basílio, Malhado, Centro, Savóia, Barra, Parque Infantil, Sapetinga. A ação também é desenvolvida nas avenidas Soares Lopes, Princesa Isabel, Litorânea e Itabuna, bem como nos terminais rodoviário e urbano, no entrono da Catedral São Sebastião e do alto do São Sebastião e do Pacheco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *