Culto Ecumênico e serviços de saúde marcaram o Dia do Motorista na Viametro

No dia 25 de julho, data que comemora, em todo o Brasil, o Dia do Motorista, a Viametro Transportes Urbanos recepcionou motoristas e cobradores que iniciavam a jornada, às quatro horas, com um culto ecumênico concelebrado pelo padre Alvino de Cristo e o pastor Claudemir Silva dos Santos, motorista da empresa. Os cânticos católicos foram entoados por Ana Maria Brasil e Luís Carlos da Silva Brasil Pereira, do Ministério de Música Apóstolo de Cristo. Participaram da celebração religiosa o gerente geral Tassizo Carletto e o gerente operacional Raniel de Jesus e a psicóloga Ivana Almeida, do setor de Recursos Humanos. Em seguida, todos os profissionais homenageados receberam uma bolsa térmica.  
Durante todo o dia, vários serviços de saúde foram disponibilizados na garagem da Viametro, em Ilhéus. O atendimento fisioterapêutico com orientações ergonômicas foi feito por Joadson Santos, do Sest-Senat. A higiene bucal com aplicação de flúor foi realizada pelo dentista Marcos Pedreira, também do Sest-Senat. As psicólogas Ana Paula Ferreira e Jaqueline Abreu prestaram atendimento no local e os assistentes oftalmológicos Estela Rosário, Sara Bandeira e Lucas Santos, da clínica Elclin fizeram a aferição da pressão intraocular dos motoristas.

Foram aplicadas doses de vacinas de hepatite, antitétano, contra a gripe influenza e febre amarela pelas técnicas de enfermagem Nadja Machado e Eloisa Barbosa, da rede de Vigilância Epidemiológica. As funcionárias do programa municipal DST-HIV-AIDS, Edilene Cardoso e Lilian Araújo prestaram atendimento, assim como os voluntários do NEPSI – Núcleo de Educação e Programa à Saúde de Ilhéus, Eliene Soares, Sônia Lima e Roberto de Jesus.

Houve teste de glicemia com o farmacêutico Noberto Souza, da farmácia Líder, além de serviços para a beleza com os cabelereiros Bel Lima e Eliel Santos, e com as manicures Ângela Silva e Cláudia Santana, funcionária do Sindicato dos Rodoviários de Ilhéus. A Viametro Transportes Urbanos opera no sistema de transportes do município de Ilhéus com 135 motoristas e 128 cobradores.

Exemplos – O motorista Paulo Fernando Lima, 61 anos, há mais de 40 anos na profissão, se aposentou há seis anos, mas continua trabalhando. “Eu me considero um motorista exemplar. Já trabalhei em várias empresas de transporte e faço tudo para não sair do padrão delas. Gosto de trabalhar. Visto a camisa da empresa”. Tânia Oliveira da Silva, mãe de Caio, de 18 anos, foi admitida na Viametro há 10 anos, na função de cobradora, e hoje é motorista. “O que eu não gosto da profissão é que não é valorizada. Motorista para o povão é profissão considerada como nada. Eles nunca agradecem por nada, eles xingam a gente”, reclama a profissional. “Digo a todas as mulheres que queiram ser motorista de ônibus, que, se elas gostarem, podem ir em frente. Faço o que gosto e ficaria mais 20 ou 30 anos, porque gosto da profissão. Gosto de trabalhar na Viametro, senão não estaria mais aqui”, sentenciou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *