A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), está capacitando 241 professores, supervisores e orientadores das unidades de ensino com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). O objetivo é garantir que os estudantes matriculados na rede estejam lendo e escrevendo corretamente até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. A jornada do curso é de 160 horas, sendo 120 em matemática e 40 de aperfeiçoamento em língua portuguesa e envolve alfabetizadores das zonas urbana e rural. A duração é de 10 meses.
A coordenadora municipal do Pnaic, Fabiana Leitão, informou que a capacitação é voltada para alfabetizadores do ciclo 2 e fases 1, 2 e 3, realizada em salas de aula da Faculdade de Ilhéus. Os encontros são mensais, seminário anual, atividades extraclasses e aplicação de trabalhos nas turmas em que o professor leciona. “Esta formação teve início em 2012. E ano passado, realizamos ação com docentes em língua portuguesa. Na oportunidade, a avaliação dos orientadores de estudo feita por cursistas foi considerada altamente positiva”, ressaltou.
Já a diretora pedagógica da Seduc, Ana Angélica Serafim, disse que aos oito anos de idade a criança precisa ter compreensão do funcionamento da escrita, domínio do que escreve mesmo com poucos acertos ortográficos, fluência de leitura e compreensão de textos escritos. “Da mesma forma que em 2013, o Pnaic também contempla os coordenadores pedagógicos e orientadores do ciclo II (1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental), seguindo a metodologia preconizada pelo Ministério da Educação e com a prática diária em nossas escolas, levando sempre em conta a dificuldade da criança em aprendizagem”.
Conforme observou a professora Ieda de Jesus Lima Matos, com a capacitação é possível promover um melhor desempenho dos alunos em sala de aula, por meio desta política de aprendizagem focada em ler e escrever de forma correta. A professora Rita Santos disse ainda que esta ação é de suma importância e deve ter também de maneira lúdica o engajamento de pais de alunos neste processo, que é o direito da criança em aprendizagem.
O Pnaic é um programa do Ministério da Educação que objetiva alfabetizar em língua portuguesa e matemática crianças de escolas municipais e estaduais do país. Outra proposta é garantir o direito de aprendizagem e desenvolvimento, cuja avaliação é feita anualmente.