A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ilhéus realizou, quinta e sexta-feira (dias 29 e 30), um seminário de acolhimento para novos profissionais convocados, após seleção pública, para prestar serviços nos programas de atenção primária à saúde e de alta e média complexidade. O evento ocorreu no auditório da Unimed, em dois turnos, com a participação de cerca de 90 profissionais, entre eles médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas.
O seminário foi aberto pelo secretário de Saúde, José Antonio Ocké, que falou sobre temas como ética no trabalho, comprometimento com o serviço público e sobre o cuidado na atenção à saúde da população. Segundo a coordenadora do Núcleo Microrregional de Educação Permanente, Rosana Barreto, o curso forneceu orientação para programas voltados à saúde da mulher, do adulto, da criança e do adolescente, assistência farmacêutica, vigilância epidemiológica, média e alta complexidade e regulação.
PSFs – Segundo a diretora de Atenção Básica à Saúde, Bárbara Christian, os profissionais contratados serão distribuídos para os postos de trabalho, a partir da próxima segunda-feira, 2 de junho, ressaltando que “nessa fase inicial poderão ocorrer remanejamentos”. Ela informou as unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) que vão receber reforços em recursos humanos: Conquista, Basílio, Vilela (PSF II, III e IV), Salobrinho I e II, Nelson Costa I e II, Ilhéus II, N.S. da Vitória III, Alto do Coqueiro, Barra e Iguape.
Também receberão novos servidores a equipe itinerante, o Programa Agente Comunitário de Saúde (PACS) – seis enfermeiros – e o PSFs localizados na zona rural. São eles: Sambaituba e Aritaguá; Couto, Santo Antonio e Rio de Engenho; Inema e Pimenteira, Castelo Novo e Banco Central.